Temporal no Paraná: ventos de 121 km/h deixam 405 mil sem luz
A Defesa Civil do Paraná, nesta segunda, 22, monitora o cenário de chuvas que atingiram o Estado desde o final de semana e hoje seguem intensas
- 22 de setembro de 2025
- Em: Destaques
Explore outras notícias
Confira as últimas notícias publicadas em nosso site.
O temporal que atingiu o Paraná neste domingo, 21, deixou um rastro de destruição pelo Estado. A Defesa Civil do Paraná, nesta segunda, 22, monitora o cenário de chuvas que atingiram o Estado desde o final de semana e hoje seguem intensas.
Em Curitiba, os estragos deixaram 62 mil consumidores sem energia e suspenderam obras na região Central da cidade. Às 11h50, o número havia caído para 47 mil imóveis, segundo a Copel. Além disso, cerca de 500 mil consumidores enfrentam problemas no abastecimento de água. O temporal deste domingo, 21, causou estragos na Estação de Tratamento de Água Iguaçu (ETA, uma das mais importantes para o sistema de abastecimento de água em Curitiba e Região Metropolitana.
O vendaval que atingiu o Paraná provocou o destelhamento da unidade, atingindo gravemente um dos módulos. A ETA Iguaçu, que é responsável pelo abastecimento de mais de 500 mil pessoas, está operando parcialmente. Para a retirada das telhas danificadas está sendo utilizado um guindaste.
Além dos danos estruturais na ETA Iguaçu, a falta de energia provocada pelo temporal ainda prejudica o abastecimento em São José dos Pinhais, Pinhais, Piraquara e Colombo.
Sete municípios já registraram ocorrências dentro do sistema do órgão estadual, de acordo com o último boletim, das 9h, com cerca de 1,6 mil pessoas afetadas e outras oito desalojadas. São eles: Coronel Domingos Soares, Dois Vizinhos, Guarapuava, Marmeleiro, Nova Santa Rosa, Ponta Grossa e Renascença.
Segundo a Defesa Civil, Dois Vizinhos, na região Sudoeste, foi a cidade mais impactada pelo vendaval, com 1,2 mil pessoas afetadas, e cerca de 400 casas danificadas. Na sequência, Ponta Grossa, nos Campos Gerais, teve 200 pessoas afetadas pelas chuvas, com 50 residências danificadas.
Em Marmeleiro e Coronel Domingos Soares, ambas no Sudoeste, 80 pessoas foram impactadas pelas chuvas, com 20 casas afetadas em cada. Guarapuava, no Centro-Sul, teve oito residências danificadas, com 25 pessoas afetadas.
A Defesa Civil informa que cada Núcleo de Atuação Regional (NAR) segue prestando suporte aos municípios e que o monitoramento e atualizações de novos boletins de ocorrência permanecem ativos.
Simepar aponta acumulados de chuva maiores no Oeste do Paraná
Levantamento do Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná) mostra que os maiores acumulados de chuva, até as 5 da manhã desta segunda-feira (22), foram registrados em Ouro Verde do Oeste (75,6 mm), Toledo (70 mm), Ubiratã (68 mm), Guarapuava (49,9 mm), Laranjeiras do Sul (48,6 mm), Mangueirinha (44,6 mm), Santa Helena (43,4 mm), Candói (41,4 mm), Coronel Domingos Soares (41 mm), Quedas do Iguaçu (40,6 mm), Palotina (38 mm), Umuarama (37,8 mm), Altônia (36 mm), Palmas (35,1 mm) e Pinhão (39 mm).
Ventos chegaram a 121km/h em Ubiratã
Os estragos provocados pela chuva foram potencializados pelas fortes rajadas de vento que a acompanham. Em Ubiratã, no Centro-Oeste, a força do vento chegou a 121 km/h na madrugada, por volta da uma da manhã. Velocidade parecida foi registrada em Altônia, com 102,2 km/h, também a uma da manhã. Ponta Grossa (83,9 km/h), Guaíra (77 km/h), Umuarama (74,2 km/h), Cascavel (73,8 km/h), Laranjeiras do Sul (72,7 km/h) e Campo Mourão (71,3 km/h) também registraram fortes rajadas de vento durante a madrugada.
Em Curitiba, a rajada mais forte registrada pelos equipamentos do Simepar foi de 58,7 km/h às 5h15. Fazenda Rio Grande teve ventos mais fortes, de 70,9 km/h, enquanto que Cerro Azul teve rajada de vento de 76,7 km/h. Na medição feita pelos equipamentos do Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, a rajada foi de 77,7 km/h às 5h21. As três cidades ficam na Região Metropolitana da Capital.
Copel: 131 postes e duas torres quebrados deixaram 1, 1 milhão de casas sem luz
O balanço das 11h50, da Copel aponta 131 postes quebrados e duas torres de alta tensão derrubadas pela força dos ventos e pela queda de árvores sobre as estruturas do sistema elétrico.O pico de interrupção no fornecimento de energia ocorreu por volta das 7h desta segunda-feira (22), quando 1,1 milhão de unidades consumidoras estiveram simultaneamente sem luz.
As chuvas persistiram em diversas regiões do Estado ao longo da manhã, dificultando a atuação das equipes e causando novos desligamentos. Mais de 600 equipes de serviços, manutenção e construção de redes da Copel seguem em campo, atuando na recuperação dos danos ocorridos devido aos temporais que atingem o Paraná desde o último sábado.
No momento, 448 mil imóveis estão sem energia elétrica, em todo o Paraná – 140 mil deles na região Leste, 83 mil na região Centro-Sul, 82 mil na região Noroeste, 74 mil na região Norte e 69 mil nas regiões Oeste e Sudoeste.
As interrupções são causadas principalmente pela queda de galhos e árvores sobre a rede elétrica, que podem provocar curtos-circuitos, rompimento de cabos e até a quebra de postes. As equipes da Copel atuam de forma segura e organizada, priorizando o atendimento a hospitais, unidades de saúde e outros serviços essenciais à população.
CANAIS DE ATENDIMENTO – A falta de luz pode ser informada pelo aplicativo da Copel, pelo site www.copel.com ou pelo WhatsApp 41 3013-8973.
SEGURANÇA – Em situações de temporais, deve-se seguir as orientações da Defesa Civil e jamais aproximar-se de locais onde haja postes quebrados ou fios caídos. Situações de risco devem ser relatadas à Copel através do telefone 0800 51 00 116.
Fonte: Bem Paraná
Nossos colunistas
Você pode preferir acessar notícias por colunista.
