O menino Thomas, picado por escorpião amarelo em Brasília, vai continuar na UTI para tratar uma infecção, mas, segundo a mãe, 'a vida foi restabelecida' - Foto: arquivo pessoal
Lembra do menino que foi picado por um escorpião em Brasília e as pessoas fizeram fila para doar sangue para ele? Finalmente, após 1 mês em coma, o pequeno Thomas Caitano Ribeiro, de 2 anos, está fora de perigo!
Ele ficou mais de um mês entre a vida e a morte depois da picada de um escorpião amarelo, enquanto dormia, dentro de casa. No Instagram da mãe Adriana Caitano, agradeceu:
“[Ele] ganhou da cirurgiã Luciana meireles um ursinho traqueostomizado, pra fazer companhia a ele nessa nova fase. Um lindo símbolo dessa luta pela vida. Toda gratidão do mundo à equipe maravilhosa do Hospital Brasilia e a todos que seguem firmes nessa corrente de amor e orações conosco!”, escreveu.
Muitos internautas se emocionaram com a recuperação do Thomas. Ele ainda ficará por algumas semanas na unidade de terapia intensiva (UTI) para terminar o tratamento, mas os médicos afirmaram que o pior já passou.
“Temos certeza agora de que não corre mais o risco de partir. A vida dele foi restituída de vez”, comemorou a Adriana Caitano, no Instagram. “A melhor notícia de todas”, disse ela. “É um milagre.”
Internação
O menino, que ficou intubado e sedado durante todo o mês de janeiro, começa a reagir aos estímulos.
Na última semana, Adriana relatou que o filho passou por uma traqueostomia (procedimento realizado no pescoço para facilitar a chegada de ar até os pulmões) e que a cirurgia ocorreu sem nenhuma intercorrência.
A partir de agora, ele entra em fase de recuperação e deve ficar, pelo menos, mais três semanas na UTI para terminar o tratamento de infecção.
“A sedação já foi quase toda retirada e ele está reagindo. Mexendo as pernas e os braços, quase querendo tirar os fios, aperta nossa mão e faz carinha de choro”, disse a mãe.
Porém, os médicos advertem sobre o futuro: “Os médicos dizem que, por conta das lesões cerebrais, o processo de reabilitação vai ser longo”.
Escorpião
Em 1º de janeiro, na casa da família, na região de Arniqueira, no Distrito Federal, Thomas Caitano foi picado enquanto dormia.
Segundo Adriana Caitano, a família estava dormindo, quando, por volta das 4h, Thomas acordou chorando muito.
“Ele começou a gritar muito de dor durante a madrugada. Fomos para o quarto e ele chorava muito, coçava e colocava a mão na cabeça. Meu marido imaginou que algum bicho teria picado e, então, encontramos um escorpião grande, embaixo do travesseiro. Percebemos que a situação era grave”, disse a mãe.
Por sorte, o atendimento foi imediato e bem rápido. Ele foi levado inicialmente para o Hospital Regional de Taguatinga e transferido para um hospital particular, em estado grave.
O veneno do animal afetou o coração, o pulmão e teve um quadro grave de inflamação no organismo da criança.
Atenção
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal informa que o escorpião Titus Serrulatus, conhecido como escorpião amarelo, é a espécie que mais causa acidentes graves, especialmente em crianças.
Especialistas recomendam manter lixo, entulhos e restos de obras em locais bem acondicionados para evitar acidentes, vedar tomadas e espelhos de luzes, por onde os animais costumam passar. Evitar cortinas e cobertas que alcancem o chão também é indicado.
Créditos: Por Renata Giraldi - SNB com informações do R7