Agora é hora de aproveitar a melhor idade! Sabia que pessoas com mais de 60 anos (60+) podem viajar de graça por todo o Brasil? Sim, a Carteira Nacional do Idoso possibilita as merecidas férias bem aproveitadas!
É só fazer o Cadastro Único do Governo Federal para garantir descontos e até mesmo a gratuidade das passagens.
Quer saber como ganhar os benefícios? Veja abaixo e mande para os amigos com mais de 60 anos!
Benefícios
O benefício se aplica apenas para as pessoas que têm a Carteira Nacional do Idoso, feita de forma presencial ou online.
O desconto ou gratuidade vale apenas para os transportes ferroviários, rodoviários e aquaviários. De avião ainda não! (ainda!)
Previsto no Estatuto do Idoso, o benefício só é válido se a carteirinha estiver renovada. Então, atenção! Para curtir as férias desejadas, lembre-se de manter os vistos em dia.
Como fazer a cateirinha
Para conseguir viajar de graça são necessários alguns requisitos.
Além de possuir mais de 60 anos, o beneficiário tem que ter uma renda mensal igual ou inferior a dois salários mínimos.
O cadastro no CadÚnico também precisa estar em dia.
Para solicitar a carteirinha, o idoso tem que ir até um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e apresentar seu Número de Identificação Social (NIS).
Retirada online
Pela internet também é possível retirar o documento. No site do Governo Federal existe um campo escrito “serviço para a Carteira de Idoso”.
Selecionado o item, agora é só clicar em “Emitir Carteira” e fazer o login na plataforma para completar os dados que faltam.
Pronto! Agora é só ir curtir as merecidas férias para um dos milhares destinos maravilhosos que o Brasil possui.
Idosos no Brasil
Levantamento realizado pela Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado em 2022, mostra que pessoas com 60 anos ou mais representam 14,7% da população residente no Brasil em 2021.
Em números absolutos, são 31,23 milhões de pessoas. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua).
Nos últimos nove anos, o contingente de idosos residentes no Brasil aumentou 39,8%.
Em 2012, quando teve início a série histórica da Pnad Contínua, moravam no país 22,34 milhões de pessoas com 60 anos ou mais, representando na época 11,3% de toda a população residente.
Créditos: Com informações da Agência Brasil e Edital Concurso Brasil - Via SNB (Foto: Divulgação)