22/03/2023
Vítima de golpe de troca de chip será indenizada por TIM, Microsoft e Facebook

O juiz Marcos Bigolin, da 3ª Vara Cível de Chapecó (SC), condenou a TIM, o Facebook e a Microsoft a pagarem R$ 30 mil por danos morais a uma consumidora que foi vítima do golpe de troca de chip, chamado de "sim swap". A decisão se baseia no entendimento de que a invasão de contas de e-mail e perfis por terceiros é um risco inerente à atividade de companhias telefônicas e provedoras de redes sociais.


 


Logo, o usuário não pode ficar sujeito a fraudes e falhas nos sistemas de segurança.
Segundo a consumidora, seu chip de celular foi clonado, e os golpistas solicitaram portabilidade à TIM, que realizou o serviço sem sua autorização. Desta forma, os criminosos tiveram acesso ao e-mail, ao WhatsApp e ao Instagram dela e trocaram as senhas, impossibilitando a recuperação das contas por cinco dias e resultando em prejuízos financeiros. Como a vítima é cirurgiã plástica, ela alegou que deixou de divulgar nas redes sociais seus serviços.

Neste período, também foram aplicados golpes nos contatos dela. Pela conta do Instagram da vítima, por exemplo, os bandidos divulgaram falsas opções de investimentos com promessa de retorno absurdo. Para o juiz, com isso, houve mácula à imagem da vítima.
Procurada, a TIM afirmou que "não comenta casos em discussão na Justiça". Facebook e Microsoft não responderam até o momento desta publicação.

Créditos: Por Extra — Rio de Janeiro

Compartilhe com seus amigos!

Veja as últimas notícias abaixo

PUBLICIDADE
no2
no9