14/04/2023
Em Cascavel a GM encaram como missão garantir a segurança das crianças nas escolas

De uniforme, com a viatura e um propósito: proteger as mais de 31 mil crianças que hoje fazem parte da rede municipal de ensino de Cascavel. A segurança dos pequenos cascavelenses sempre fez parte do trabalho comunitário da Guarda Municipal, mas diante do cenário nacional de ataque às instituições, tanto GM como Guarda Patrimonial somam forças para preservar as crianças, como medida preventiva. 

E os pequenos têm recepcionado os agentes de braços abertos, com muito carinho e admiração, gerando cenas de muito acolhimento pelas escolas da cidade. O GM Jackson Nivaldo Velozo Monteiro diz que não tem filhos, mas tem a sensação que as crianças fazem parte da família. “A minha experiência pessoal é de gratidão, por ver o reconhecimento dos profissionais de educação e das crianças. Também pela alegria que elas têm em ver o guarda municipal e se sentirem bem com isso. Vejo como uma gratidão. Fico muito feliz com a reação. Vejo que até acabamos sendo uma referência para as crianças. Quem sabe podemos ser até um modelo a ser seguido no futuro e isso me traz muita felicidade”, compartilha o servidor. 

 

 

Mãe de duas crianças, de 10 e 14 anos, a guarda municipal Bruna de Oliveira, se emociona em poder zelar pelos filhos de outros cascavelenses. “Toda vez que eu vejo aquelas crianças, eu vou ali não só como a profissional da área da segurança pública, mas como pessoa e principalmente como mãe. Tenho dois filhos em idade escolar, então eu olho no olhinho de cada criança, que vem, me abraça e diz que quer ser igual eu quando crescer. Tem sido bastante gratificante, de ver a pureza dessas crianças, ver o amor que eles têm por nós, e até a inocência deles, pois muitos nem sabem porque a gente tá ali, mas mesmo assim eles vêm com todo carinho e nos acolhem. Eu vejo cada criança como se fossem meus filhos. É muito bom para eles, pra nós e também pelos profissionais da área da educação e os pais que ficam mais tranquilos”, detalha.

Ao todo, os agentes de segurança estão em 56 cmeis, 65 escolas e no Cetea. Ao longo de todo o período de aulas, sempre há um servidor atuando na segurança dos pequenos. A experiência de fazer esse trabalho nas unidades tem sido gratificante e uma lição de afeto para o guarda Wilyan de Oliveira Santos. “A gente pode contribuir com a nossa cidade e tornar esse ambiente escolar mais seguro. Até comentei com as coordenadoras e direção de uns alguns locais que visitamos que notamos que os pais levam as crianças às escolas como se fossem aos bancos, comparei de certa forma, em suas medidas e circunstâncias, porque são onde os pais depositam o maior tesouro: os filhos. Nossa missão é dar um suporte maior em relação à segurança, essa interação entre a Guarda Municipal com a família escolar e a gente se coloca sempre à disposição para prestar esse auxílio a comunidade de Cascavel”, detalha o guarda.  

Segundo ele, o carinho dos pequenos têm sido algo de extrema pureza. “É bastante especial, com esse contato que tivemos com as crianças. A gente sente a pureza nelas e também bastante curiosidade em relação a gente estar ali no local. Notamos que nos acolheram muito bem, não só as crianças, mas também a equipe. Para mim, ser guarda, policial, bombeiro, professor é uma vocação, a gente faz porque gosta. Vivemos um momento complicado em sociedade, vindo de uma pandemia, agora esse tipo de ataques em ambientes escolares e nós tentamos contribuir da melhor forma possível, pra tentar dar esse suporte e estender a mão para as pessoas que mais precisam”, conclui.

Créditos: Assessoria Município de Cascavel Foto: Divulgação

Compartilhe com seus amigos!

Veja as últimas notícias abaixo

PUBLICIDADE
no2
no9