25/04/2023
PARANÁ: Casal larga tudo para viajar em motorhome rumo ao Alaska

Helen Crystina Pasa e Paulo Henrique Tembil, de 29 e 28 anos respectivamente, decidiram deixar Guarapuava (PR) para viver uma experiência memorável: eles compraram um motorhome para se aventurar nas américas. Com o mesmo espírito ousado dos tutores, a cachorrinha Suri vai embarcar na viagem rumo ao Alaska, nos Estados Unidos.

"Vendemos a nossa casa e vendemos os nossos carros para que isso pudesse acontecer", contou Paulo Henrique, o PH como é chamado pela esposa, familiares e amigos.

Os paranaenses tratam o motivo que os levou a viver o sonho de uma maneira leve. Há aproximadamente oito anos, PH descobriu a retinose pigmentar - uma doença genética e sem tratamento que provoca a degeneração das células da retina. "Nós estamos realmente muito bem resolvidos com tudo isso [...]. Então a gente tenta viver isso da forma mais tranquila possível", comentou PH.

A decisão de viver a aventura partiu dos dois, em comum acordo. Antes da ideia surgir, os guarapuavanos pretendiam ir morar em Portugal, na Europa, para que PH pudesse fazer o mestrado em direito.

 


"Eu sempre tive a maior sede de conhecer as coisas e o mundo. Então após algumas conversas que tivemos envolvendo a doença do PH, nossas idades e, ainda, o momento em que estávamos de nossas vidas, decidimos e concordamos de que seria o momento para podermos realizar o nosso sonho, saciar a nossa sede de ver coisas novas, construir lembranças e vivenciar experiências que, se deixássemos para depois, provavelmente, não iriam acontecer ou, até mesmo, não teríamos a chance de fazer", detalhou Helen.

Para que a concretização do sonho se tornasse uma realidade, Helen Crystina saiu do emprego em que trabalhava como gerente comercial imobiliária, assim como fez PH ao pedir o desligamento do cargo de assessor jurídico.

 O motorhome e a preparação para a viagem

O motorhome ‘geladeira’ - nome dado pelo construtor que utilizava o veículo como um frigorífico - foi negociado durante 10 meses e adquirido pelos paranaenses em dezembro de 2022. A van, do modelo Mercedes Sprinter 413 CDI, conta com uma área interna de aproximadamente 10 m².

"Após a decisão que tivemos de realmente fazer acontecer, começamos a nos preparar em vários cenários. Em primeiro lugar começamos a estudar alternativas e analisar várias situações que pudessem nos levar ao atual momento. Colocamos a nossa casa à venda, pois nada desse sonho seria possível, sem antes nos estruturarmos financeiramente, tendo como caminho mais rápido a venda de nossos bens", afirmou Helen.

A viagem não está totalmente paga, porém o casal tem um orçamento reservado e pretende trabalhar durante o percurso para custear o trajeto. A rota, a princípio, deve ser concluída em aproximadamente dois anos.

"No entanto, não estamos muito presos nos quesitos - tempo e destino final. Enquanto pudermos e estivermos dispostos, queremos desfrutar do caminho a cada segundo, tentando ao máximo, apenas vivenciar o presente e deixar o futuro para a estrada", observou Helen.

"Temos a ideia de conhecermos alguns estados brasileiros por serem sede de alguns dos lugares mais lindos que o nosso País tem a oferecer e que nos chamam muita atenção e, também, para podermos adquirir um certo grau de experiência e confiança, em se tratando desse novo estilo de vida, totalmente diferente do que tínhamos antes de efetivamente sairmos do País", salientou Helen.

Além do Brasil, os dois devem conhecer o Uruguai, Argentina, Chile, Peru, Bolívia, Equador, Colômbia, Panamá, Costa Rica, Nicarágua, México, Estados Unidos e Canadá. A aventura deve se encerrar no Alaska - estado que, apesar de pertencer aos Estados Unidos, não possui ligação territorial com o país e faz divisa com o Canadá.

Reação dos familiares, despedida dos amigos e bordo de viagem

"Em um primeiro momento, a reação foi de preocupação", com essa frase o casal resumiu a emoção dos familiares diante da novidade. Os dois confessaram saber que a decisão em viver nesse estilo não é comum e os pais ficaram preocupados. "Acabamos nos moldando e dando tempo ao tempo para o processo de aceitação, o qual, em um curto período de tempo, se concretizou e, obviamente, neste momento, temos todo o apoio necessário de nossos familiares para que o nosso sonho se realize."

Antes de colocar o ‘pé na estrada’, Helen e PH reuniram as pessoas mais próximas e realizaram uma festa de despedida. Os amigos deram todo o apoio e conforto necessário aos dois. "Tentamos fazer com que todos os nossos amigos fizessem parte e vivenciassem ao máximo o nosso sonho com a gente", revelaram.

"Essa é a parte que mais nos toca, porque temos uma vida extremamente recheada de amigos e, para nós, isso simplesmente não tem preço!!! Gostamos de falar para todos eles que, com certeza, nosso maior desafio, não serão todos os perrengues que iremos passar durante nossa viagem, mas sim cada segundo que estaremos longe das pessoas que amamos, nossos amigos", enfatizou Helen.

Em comum acordo, os dois criaram o perfil @livrementenos, no Instagram, no estilo de um bordo de viagem, para compartilhar a rotina, os melhores momentos, recomendações de lugares e histórias vivenciadas durante o trajeto. Além da conta no Instagram, os dois desenvolveram uma playlist no Spotify e um Canal no Youtube.

Créditos: Catve Foto e vídeo: Reprodução Catve

Compartilhe com seus amigos!

Veja as últimas notícias abaixo

PUBLICIDADE
no2
no9