Se o seu aparelho está lento para funcionar, saiba que a culpa não é diretamente do sistema operacional. É provável que tenha notado a lentidão do aparelho, com longas demoras para responder, e questionado o sistema Android sobre o funcionamento.
A primeira alternativa é sempre reiniciar o telefone, mas tenha em mente que não vai resolver o seu problema. A verdade é que o dispositivo pode estar ligeiramente perto da sua capacidade total de memória, afetando diretamente o funcionamento do armazenamento.
O dispositivo, quando está perto de preencher a capacidade da memória, fica ainda mais lento e não opera com todo o potencial devido. E foi exatamente sobre a capacidade de armazenamento do celular que o Google precisou se pronunciar aos usuários. Saiba que seu celular ainda tem salvação!
O Google alertou que o problema da lentidão pode ser a ausência de memória no aparelho. Nas configurações do aparelho, o usuário pode verificar a quantidade de armazenamento que ainda está disponível, e esses detalhes podem variar conforme a orientação do fabricante.
Para a sua felicidade, saiba que é fácil liberar o armazenamento no dispositivo. Primeiro, comece excluindo fotos, vídeos, filmes e músicas que estão em excesso, além de poder descartar outros arquivos que não utiliza, tal como documentos e mensagens. Nas configurações também é possível verificar exatamente o que está impedindo o funcionamento.
Os arquivos que não são utilizados, mesmo que precise deles raramente, não farão falta e excluí-los ainda vai melhorar a capacidade do seu smartphone.
Além da memória, o celular pode estar desatualizado e operando com funções antigas, o que significa que está na hora de atualizar para um novo software do Android ou, caso o celular não tenha mais atualizações, será preciso trocar de aparelho.
De todo modo, o mais comum é o limite de armazenamento. Desfazer-se de documentos desnecessários e aplicativos inutilizáveis vai garantir mais um tempo com o seu Android.
Créditos: Escola Educação Por Bruna Machado