15/05/2023
Mãe de Autistas comenta sobre os desafios para garantir o direito de seus filhos

A professora do Ensino Fundamental – Ciência e Biologia, Luciane Schneider, 46 anos, é mãe dos gêmeos, Tompson Henrique e Tompson Eduardo, que são Autistas.
No estúdio da TV A Folha, a mãe revelou sua luta diária para auxiliar seus filhos. Contou também que tem uma filha de 25 anos, “ela pedia um irmão, houve desejo da nossa parte e Deus nos proporcionou os gêmeos, no início foi um susto, mas ficamos felizes, eu e meu marido.

 

 

 

Na idade entre 02 e 03 anos, percebemos que eles apresentavam demora na comunicação, na fala, isso há 17 anos. Verifiquei em uma rede social que poderia ser Autismo, mas, não imaginava que seria isso. Em uma consulta com um médico, apresentou o diagnóstico que eles seriam surdos/mudo.

 

Não aceitamos esse diagnóstico, foram realizados outros exames e com um médico em Curitiba, o diagnóstico do Autismo, após essa notícia, foi realizado um trabalho cognitivo, os gêmeos estavam com três anos e o recomendado é que todo esse processo seja elaborado até os 05 anos”, comentou a mãe e destacou que na região de Palmas há dificuldades de profissionais nesta área. “Buscamos todos os direitos para os Autistas, em todo esse processo tive muita ajuda do meu esposo, nunca foi fácil, nossa filha também teve um papel de irmã e mãe. Também tivemos muito apoio dos professores, onde eles estudavam”.

Rotina

Ela revela que os gêmeos têm uma rotina estabelecida, vão para a academia, fazem faculdade. “O curso de Educação Física que um deles faz também não estava preparado para receber um Autista”, observou ela e destacou que durante este período foram enfrentados muitos desafios, mas felizmente eles conseguem se socializar e tem grande amizades.

Ser Mãe

“Sou uma pessoa abençoada, tenho uma família maravilhosa. Para mim ser Mãe é uma luta diária, é incrível, um dom de Deus, sou feliz e muito completa, é um amor que tem não tem explicação”, completou.

Depoimentos Filhos

“A Mãe é muito especial, é incrível, me cuidou, me fez aprender. Mãe te amo muito, você deu tudo para mim, nunca vou te esquecer, nunca vou te abandonar. Desejo um Feliz Dia das Mães para todas elas”, ressaltou Tompson Henrique, 19 anos.

“Mãe, você salvou minha vida, muito obrigado”, disse Tompson Eduardo.

Créditos: Por Arlete Camargo - TV A Folha

Compartilhe com seus amigos!

Veja as últimas notícias abaixo

PUBLICIDADE
no2
no9