Era próximo das 3h da manhã quando entrou o chamado para atendermos a seguinte ocorrência: “Filha não respira” Chegamos no local e o Corpo de Bombeiros já havia iniciado o protocolo de PCR (parada cardio respiratória).
Uma bebê, com apenas 10 dias de vida, apresentava-se na “fase ativa da morte”, onde ocorrem perda das funções orgânicas. Estava praticamente em óbito, então foi a hora de pedirmos o auxílio dos céus e colocarmos nosso lema em ação: “Não prometemos impedir a morte, mas juramos promover a Vida!”
Iniciamos o protocolo avançado de medidas de ressuscitação cardiovascular em pediatria. Monitorizamos, entubamos, medicamos, aquecemos e começamos a correr contra o tempo. Nos deslocamos para UPA onde recebemos apoio dos nossos colegas plantonistas, e lá continuamos nossa luta pela vida!
Nesse momento já havia passado mais de 50 minutos de RCP, quando aquela linha reta que aparecia em nosso monitor começou a apresentar “Ondas de Esperança.” Nosso bebê começava a dar sinais de que estávamos vencendo a batalha contra morte, e eis que surge um traçado completo, os batimentos começaram a subir e nosso anjinho retornou à circulação espontânea!
Não sabíamos se chorávamos de alegria ou se corríamos abraçar e contar para mãe que sua filha estava viva, tanta foi a emoção que tomou conta da equipe.
Posteriormente a encaminhamos para UTI – Neonatal da Policlínica, onde a médica plantonista não acreditava que essa criança tinha parado por tanto tempo e estava ali, corada, aquecida e com seu coração pulsante lutando por sua vida. Termino com os olhos marejados e coração acelerado por lembrar do que passamos.
Agradeço a Deus, o Médico dos médicos o qual recorro sempre nos meus Plantões, a toda minha Equipe do Noturno C que a cada dia fazem o melhor pelos nossos pacientes, a Central de Regulação do SAMU, aos nossos colegas do Corpo de Bombeiros e aos Plantonistas da UPA24h pela dedicação.
Equipe Alpha 01 - BASE PATO BRANCO:
Enfermeiro Marcelo Pelegrini
Médico Allinson Ribeiro
Condutor David Zolet
Equipe de Regulação:
Luan da Silva Bilheri TARM
Rafael Martins Médico
Sandra Mara Lopes Radio Operadora.
Créditos: A Voz do Sudoeste com informações SAMU