Um profissional viralizou nas redes sociais ao compartilhar como conseguiu "monetizar" a sua demissão. Em um tweet, que acumula mais de 2 milhões de visualizações e 70 mil curtidas, o analista de marketing e comercial Fernando Pinheiro conta que, ao saber do seu desligamento do Magalu, onde trabalhava, decidiu enviar um e-mail para os demais colaboradores. Na mensagem, ele adicionou um cupom de desconto de 25% de desconto para compras. Com isso, diz ter batido a sua meta de vendas.
"O objetivo era fazer algo diferente, já que as pessoas da empresa têm a cultura de enviar uma mensagem se despedindo. Decidi usar meu lado mais criativo e bem-humorado para me destacar mesmo na saída”, disse Fernando Pinheiro em entrevista a PEGN. "Redigi o e-mail logo depois do aviso de demissão e agendei o envio para final do dia. Eram exatamente 807 e-mails listados."
Segundo ele, a meta estava próxima de ser batida, e o feito com os cupons foi apenas a “coroação” do trabalho que ele já havia realizado durante o mês. Em relação à repercussão na empresa, Pinheiro afirma que o e-mail chegou aos diretores da companhia, que questionaram a atitude. “Perguntaram para a minha ex-gestora sobre a procedência do cupom e qual foi minha intenção com ele”, comentou.
Pinheiro, que completaria dois anos de empresa em agosto, diz não saber o motivo da demissão. Procurado, o Magalu disse que não se pronunciaria sobre o caso.
O post recebeu centenas de comentários, entre elogios e críticas. Boa parte dos usuários elogiou a ideia. “Você está num outro nível de profissionalismo e eficiência. Nunca tinha visto ninguém sendo demitido e fazendo uma revolução em favor da empresa”, escreveu uma usuária. Também teve quem brincou que será difícil superar a criatividade do profissional. “Elevou o sarrafo de pós-demissão", disse um usuário. "Fernando está em 2087”, escreveu outro.
Na publicação, o analista deixou uma mensagem para quem não entendeu bem a postagem ou a atitude dele. “Vou receber a rescisão, comissão pelas vendas de maio e ainda um monte de benefícios. Sem falar que deixei a porta aberta da empresa”, escreveu.
Após toda a repercussão, Pinheiro aproveitou para compartilhar a experiência de ter viralizado com a sua demissão no seu perfil do LinkedIn. “Postei esperando ajuda e apoio dos meus amigos e acabei viralizando e espalhando minha ideia para todo o Brasil”, escreveu.
O analista de Marketing e Comercial detalhou sua experiência de ter viralizado no Linkedin — Foto: Reprodução
Assim como no Twitter, a publicação reúne centenas de comentários – entre eles, propostas de emprego. “Estou recebendo muitas propostas, desde pequenas agências até grandes players do mercado. Por enquanto nada concreto, até porque não tenho pressa. Quero ir onde me sentir melhor e com chances de crescimento com qualidade de vida”, explicou o analista.
Ele acredita, porém, que conseguiu o destaque necessário para encontrar uma oportunidade rapidamente. “Se tivesse aceitado a demissão em silêncio e apenas atualizar meu currículo seria só mais um trabalhador procurando recolocação no mercado de trabalho”, diz.
Especialista recomenda cuidados
Em entrevista a PEGN, Paula Esteves, co-CEO da Cia de Talentos, afirmou que a atitude de Pinheiro demonstra uma cordialidade por parte do ex-colaborador junto aos colegas de trabalho. "Ele continuar vendendo até o último dia demonstra uma atitude de 'olha, ainda faço parte do time'. Isso mostra que ele atuou na sua função até o último minuto", avalia.
Ela destacou, porém, que é preciso estar atento a alguns pontos ao enviar um e-mail informando o desligamento. "É importante saber qual a cultura da empresa em relação ao disparo das mensagens. Além disso, respeitar as boas práticas, destacar algum aprendizado, informar telefone para contato e, caso precise, pedir recomendações ou indicações aos colegas", diz Esteves.
Por fim, ela recomenda que profissionais avaliem os riscos trazidos pela exposição nas redes sociais. Esteves pontua que é sempre bom preservar sua imagem profissional e estar atento a postagens e informações que estão sendo compartilhadas. "Os recrutadores estão vendo e analisando as publicações, e isso pode determinar a recolocação no mercado. Hoje todo mundo quer viralizar, mas qual o impacto disso para sua imagem? Alguns casos podem ser positivos, porém não temos a certeza se o que falamos vai repercutir de uma forma boa ou não. Por isso, sempre avaliar antes de se expor nas redes sociais", aconselha.
Créditos: Pequenas Empresas e Grandes Negócios Imagens: Reprodução