Atualizado em 06/07/2023
Governo Lula não quer vacina da degue pelo SUS mesmo sendo aprovada pela ANVISA

O Governo Lula não vai incorporar a vacina contra dengue no SUS, mesmo com o imunizante japonês ter sido aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) com 80% de eficácia. O Governo prefere esperar a vacina do Butantan, que fica disponível a partir de 2025.

 

Para o imunizante ser oferecido no SUS, a vacina precisa ser avaliado antes pela Conitec (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde). De acordo com a pasta, o órgão analisa aspectos como "eficácia, efetividade, segurança e impacto econômico da nova tecnologia com base nas melhores evidências científicas disponíveis".
O secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Complexo da Saúde da pasta, Carlos Gadelha, afirma que o ministério prioriza implementar no sistema público produções brasileiras. No caso da dengue, o imunizante do Instituto Butantan está em desenvolvimento desde 2009. A previsão é que o estudo da vacina nacional seja enviado para análise da Anvisa somente em meados de dezembro de 2024. Na prática, a aprovação deve ficar para 2025.

Nas redes sociais, a atitude do governo não foi bem vista pelos internautas que criaram a hashtag #lulagenocida, após a decisão de esperar pelo imunizante brasileiro.

 

Créditos: Redação do tudo ep - (Foto: Reprodução/ Freepik)

Compartilhe com seus amigos!

Veja as últimas notícias abaixo

PUBLICIDADE
no2
no9