Os municípios de Iraceminha, Flor do Sertão e Maravilha decretaram situação de emergência em decorrência de tempestade com granizo que atingiu a região do Extremo-Oeste de Santa Catarina nesta terça-feira (11).
A Defesa Civil de Santa Catarina atualizou a situação dos estragos deixados nos municípios em decorrência dos eventos climáticos.
Em Flor do Sertão foram distribuídos cerca de 1600 m² de lona para 15 casas que tiveram seus telhados danificados pelo granizo. O setor agrícola também foi atingido, mas os levantamentos estão sendo realizados.
Em Iraceminha foram distribuídos cerca de 1600 m² de lona para a cobertura de casas. O município também realiza levantamentos com relação aos prejuízos nas lavouras e edificações agrícolas.
Tempestade deixa estragos em Maravilha
Em Maravilha, a Defesa Civil Municipal distribuiu cerca de 6400 m² de lona para a cobertura de telhados atingidos pelo vento e também pelo granizo na linha Tope da Serra. Pelo menos 30 casas e uma edificação comercial foram atingidas pela tempestade.
O Corpo de Bombeiros Militar também entregou cerca de 200 m² de lona da Defesa Civil para a cobertura parcial de seis casas na área urbana e uma no interior, na Linha Tope da Serra.
Os decretos de emergência visam agilidade na aquisição de materiais para auxiliar a população atingida, bem como apoio do governo do Estado.
Trecho da SC-355 começa a ceder
Um trecho da SC-355, entre Treze Tílias e Água Doce, apresenta parte da pista cedendo, conforme a PMRv (Polícia Militar Rodoviária).
Por volta das 18h20 da última terça-feira (11), a guarnição estava no local sinalizando o trecho.
Ciclone traz efeitos nesta quarta-feira em SC
De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, a formação de um ciclone extratropical no Sul do Brasil concentra a instabilidade nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, especialmente no Litoral Sul e Planalto Sul nesta quarta-feira (12).
No final do dia, a chuva volta a ganhar força com chance de temporais que começam pelo Extremo-Oeste e se estendem para as demais regiões na madrugada de quinta (13).
A formação do ciclone também intensifica as rajadas de vento que podem chegar até 70 km/h, principalmente na parte da tarde. O mar fica agitado no Litoral Sul e Grande Florianópolis.
Ainda conforme a Defesa Civil, o risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas aos temporais, chuvas intensas e volumosa, fortes rajadas de vento e mar agitado.
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta de “perigo” para tempestades em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul que é válido até as 10h desta quarta-feira.
A estimativa é de chuva entre 30 mm/h e 60 mm/h ou 50 mm/dia e 100mm/dia, ventos intensos de até 100 km/h e queda de granizo.
As temperaturas mínimas oscilam entre 15°C e 21°C no Oeste e Extremo-Oeste e entre 10°C e 18°C no restante do Estado. As máximas podem superar os 30°C no Extremo-Oeste e Oeste e variam entre 16°C e 23°C no resto de Santa Catarina.
Créditos: REDAÇÃO ND+, CHAPECÓ