06/06/2019
Funcionários do IAP são denunciados por lavagem de dinheiro e corrupção

O Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) apresentou denúncia contra oito pessoas investigadas na Operação Contrapartida, que apura crimes contra a administração pública e lavagem de dinheiro envolvendo funcionários públicos lotados no escritório regional do IAP (Instituto Ambiental do Paraná) em Pato Branco, no Sudoeste do Estado.

Além dos servidores do órgão, são alvos da denúncia advogados, empresários e proprietários rurais. As investigações foram coordenadas pelo núcleo de Francisco Beltrão do Gaeco - órgão do MP-PR (Ministério Público do Paraná) especializado em investigar associações criminosas.

De acordo com a Promotoria, os funcionários públicos envolvidos no suposto esquema já haviam sido afastados das funções por determinação da Justiça. Um deles, inclusive, chegou a ser preso preventivamente por tentar interferir nas investigações.

 

 

A denúncia, apresentada na comarca de Palmas, aponta que dois funcionários públicos denunciados receberam propina para que multas administrativas decorrentes de crimes ambientais - supressão e destruição de floresta e vegetação nativa - fossem aplicadas em valores muito menores do que os efetivamente devidos.

A interlocução do acerto da propina foi efetivada por dois advogados e um empresário de consultoria ambiental, e os valores ilicitamente recebidos foram ocultados por meio da conta corrente de pessoa jurídica do ramo supermercadista. Todos, inclusive o sócio proprietário da empresa, foram denunciados.

Ainda segundo o MP-PR, as investigações continuam em relação aos demais fatos constatados e pessoas envolvidas.

Créditos: MMPR

Compartilhe com seus amigos!

Veja as últimas notícias abaixo

PUBLICIDADE
no2
no9