22/07/2019
Autismo é tema de evento que reúne cerca de 500 pessoas em Francisco Beltrão

Francisco Beltrão, no Sudoeste do Estado, foi sede neste sábado (20), do 1° Fórum de Autismo do Sudoeste do Paraná. O evento reuniu profissionais da saúde, educação, acadêmicos, juristas, e contou também com a presença de autoridades para debaterem o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) em todos os seus aspectos. Um dia inteiro de palestras para um público de cerca de 500 pessoas.

O evento foi realizado em prol da Associação de Proteção à Pessoa com Transtorno de Espectro Autista de Francisco Beltrão - Arcanjo Rafael (AMA-FB) que hoje acolhe cerca de 30 crianças e pretende se tornar centro de referência no atendimento especializado em autismo no Paraná. A sua realização contou com o apoio de 26 empresas e instituições, além do voluntariado dos palestrantes, profissionais das áreas de Fisioterapia, Nutrição, Oftalmologia, Odontologia, Neuropediatria, Neuropsicopedagogia, Psicopedagogia, Jurídica, entre outras. Os acadêmicos interessados poderão obter certificado de horas complementares.

 

 

A ideia do evento surgiu há cerca de quatro meses, em visita à cidade do deputado estadual, Subtenente Everton, que também é membro da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente, do Idoso e da Pessoa com Deficiência (CRIAI). "A inclusão e a melhoria na qualidade de vida de crianças e adolescentes autistas só será vitoriosa com muita luta e amor envolvido", declara.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que há 70 milhões de pessoas com autismo em todo o mundo, sendo 2 milhões somente no Brasil, ou seja, uma em cada 88 crianças apresenta traços de autismo, com prevalência cinco vezes maior em meninos. Embora não existam dados oficiais, no Paraná teriam mais de 100 mil crianças autistas, o equivalente a 0,96% da população do estado.

Créditos: RBJ - Foto:Evandro Artuzi/Extra FM

Compartilhe com seus amigos!

Veja as últimas notícias abaixo

PUBLICIDADE
no2
no9