24/07/2019
Aposentada perde R$ 7 mil no golpe do falso motoboy

Os atingidos recebem um telefonema do fraudador se passando por funcionário do banco ou da operadora do cartão de crédito.

Dona Terezinha é moradora da região Central de Cascavel e sofreu o golpe nesta semana. Segundo ela, no início tudo parecia normal.

"Eu recebi um telefonema, no dia 22, perto das 18h, 18h30, me avisando que meu cartão de crédito estava sendo usado em uma compra nas Lojas Americanas e que este valor que estava sendo gasto lá, não é um valor que eu costumo gastar no meu cartão. O meu cartão de crédito é pra pequenas coisas e lá eles estavam gastando R$4230. Eu estranhei, meu cartão de crédito é baixo e me avisaram para entrar em contato com a operadora e cancelar esse cartão de crédito. Ela me atendeu, ela disse que realmente teria que cancelar o meu cartão de crédito e o de débito também porque uma vez que eles entraram no meu cartão, poderiam usar o débito também".

O filho da vítima diz que o que chamou a atenção é que os golpistas fornecem um 0800 para concretizar a farsa.

 

 

"Minha mãe chegou aqui falando que alguém da caixa ligando que havia sido feito um saque da conta, e também do cartão de crédito um valor alto. Que a gente deveria ligar no telefone da caixa e solicitasse o cancelamento desse cartão e eu liguei pra ela, e ligamos para a Caixa. Uma pessoa atendeu e fez todo aquele procedimento e pediram para minha mãe fazer uma carta que autorizasse a Polícia Civil de fazer perícia desse cartão e que cortasse esse cartão no meio, colocasse no envelope com endereço para a caixa seguradora, que o rapaz ia vir buscar, o tal do senhor Ricardo Almeida. A gente fez esse envelope e entregou. O que chamou atenção foi o seguinte, o fato da gente ter ligado para o telefone da Caixa Econômica e ter caído no telefone do bandido. Eu não sei se a Caixa Econômica deveria ter um sistema melhor de controle dessa conta, a gente ligou no telefone da Caixa, não foi para outro telefone".

Por fim, o fraudador pede que ela entregue o cartão cortado ao portador que será enviado à sua casa, neste caso, o motoboy.

"Eu fiz todos os trâmites que ela me explicou, uma cartinha dizendo que eu tinha sido lesada, com o meu CPF. Ela me pediu senha, eu dei, ela pediu senha de letras, eu dei. Eu não sei como eu fui cair nessa, mas eu fui envolvida. Pediu que eu mandasse os cartões cortados e que endereçasse a seguradora de cartões de créditos e que iria ser levado para a polícia. Veio o motoqueiro, um moço alto moreno, veio buscar, aqui em casa. A moça me disse, amanhã você vai ao banco, pegar outro cartão, eu fiquei estranhando, porque muito rapidamente, demora o cartão para ser confeccionado. No dia seguinte, expliquei pro gerente e ele disse, "dona Teresinha, a senhora caiu no golpe do motoqueiro e sua conta está zerada".

A aposentada perdeu 7 mil reais e um boletim de ocorrência foi registrado, porém tudo indica que o número de vitimas aumentou na cidade e em muitos casos o prejuízo é ainda maior.

"Segundo a escrivã da Polícia Civil, já havia tido quatro golpes desde quarta-feira, inclusive de uma senhora foi de cento e poucos mil reais".

"Tome cuidado e não faça de imediato o que eles estão pedindo, aguarde até o dia seguinte, se informe, porque dia seguinte eles não vão mais estar conectados com o telefone da gente, porque é no fixo que eles ligam", alerta a idosa.

Créditos: Catve - Correio do Lago

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