02/08/2019
Exame confirma caso de raiva animal em Pinhal de São Bento

A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (ADAPAR) confirmou mais um caso de raiva animal no sudoeste do Estado. Nesta sexta-feira, 2, a reportagem das Rádios Ampére AM e Interativa FM recebeu a notícia que a situação ocorreu em Pinhal de São Bento. Uma vaca de aproximadamente cinco anos morreu em virtude da doença na comunidade de Nova Bélgica.

 



O fiscal de defesa agropecuária da Adapar de Barracão e que atualmente atua também na unidade de Santo Antônio do Sudoeste, Bruno Oliveira de Carvalho, explica que no mês passado um caso foi registrado em uma comunidade de Santo Antônio. “Essa situação ocorreu na comunidade de Barra das Antas no dia 9 de julho. O exame confirmou a doença em um animal e imediatamente organizamos uma força tarefa para conter esse foco. Todas as propriedades em volta do local onde ocorreu esse problema foram visitadas e os agricultores foram orientados a vacinarem os animais, inclusive cachorros e gatos.”

Ele comenta que em virtude do avanço da doença para Ampére, onde já são oito casos confirmados, será exigida vacinação em todo o rebanho do município de Pinhal de São Bento. “Algumas propriedades já tinham recebido ofício para que os animais fossem vacinados. Agora com essa situação em Ampére e esse caso na comunidade de Nova Bélgica a orientação é que todos os produtores rurais de Pinhal vacinem bovinos, equinos, ovinos e caprinos.”

Os agricultores após imunizarem os animais devem fazer a comprovação apresentando a documentação na secretaria municipal de agricultura.

Créditos: Rádio Ampére - Julio Cesar Alves - Foto: Reprodução internet/revista veterinária

Compartilhe com seus amigos!

Veja as últimas notícias abaixo

PUBLICIDADE
no2
no9