Atualizado em 29/10/2019
Mãe denuncia exclusão de filho autista em programação do mês das crianças

Uma publicação da moradora de Guarujá do Sul Cleni Schieferdecker viralizou nas redes sociais. Ela postou um bilhete que a escola em que o filho estuda teria enviado avisando que as demais crianças da turma do 1º ano iriam ao cinema na programação alusiva ao mês das crianças, mas o filho dela, de 7 anos, que tem diagnóstico de autismo e perda auditiva, ficaria na escola fazendo outras atividades.

 

 

Ela afirma que chegou a questionar a segunda professora, que acompanha a criança, sobre o motivo do que ela entende como exclusão. Mas, não houve justificativa e por isso a revolta. A mãe disse que ficou extremamente chateada com a situação, já que, além de professora de educação especial, ela mesma poderia ter sido convidada a acompanhar a turma. A mãe revela que a criança já frequenta o ensino regular justamente visando à inclusão e socialização.

Após a repercussão, a escola justificou para a família que o bilhete havia sido mal elaborado e chegou a convidar o aluno para a atividade no cinema. Cleni disse que, como estava chateada e por acreditar que a atitude tenha mudado apenas devido à proporção nas redes sociais, optou por não liberar o filho para ir ver o filme.

Cleni disse que o episódio gerou desconforto e tristeza para quem convive com o menino. Ela garantiu que não existe orientação médica para que ele não frequente determinados locais, o que poderia justificar a atitude das educadoras.

A mãe levou o caso ao Ministério Público na semana passada e vai retornar nesta segunda-feira, 28. Ela afirma que vai continuar lutando pelo direito do menino para que outros autistas ou pessoas com deficiência não passem por isso.

RESPOSTA

O Núcleo Municipal Arco Íris, extensão da Linha Pessegueiro, vai se posicionar nesta semana por meio de nota, já que nesta segunda-feira, 28, não há expediente.

Créditos: Rede Peperi- -Por: Kelly Figueiró

Compartilhe com seus amigos!

Veja as últimas notícias abaixo

PUBLICIDADE
no2
no9