29/10/2019
UFFS recebe a visita de aproximadamente 350 alunos na finalização da Semana do Diversa

Nesta sexta-feira (25), a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza recebeu mais de 350 alunos da Educação Básica. A visitação encerra as atividades da IX Semana do Diversa, iniciada na terça-feira (22). O evento contou com variadas atividades acadêmicas e culturais, que tiveram participação e envolvimento direto de acadêmicos, servidores e comunidade regional.

Na visita, os alunos do Ensino Médio das cidades de Planalto, Ampére, Realeza, Santa Izabel do Oeste, Salto do Lontra, Pérola d'Oeste, Pranchita e Santo Antônio do Sudoeste conheceram o trabalho desenvolvido pelos seis cursos de Graduação do Campus Realeza: Medicina Veterinária, Nutrição, Ciências Biológicas, Química, Física e Letras – Português e Espanhol. Além de participar das atividades e interagir com acadêmicos e professores, os visitantes também conhecem a estrutura da UFFS, laboratórios, salas de aula, biblioteca, entre outros espaços.

 

 

 
As oficinas propostas durante a visitação das escolas trouxeram como temáticas: entomologia – ciência que estuda os insetos -, varal de poesias, plantas alimentícias não convencionais, análise sensorial, materiais didáticos e experimentos realizados pelos cursos de Graduação, cirurgia veterinária, práticas de língua espanhola, entre outras.

Sobre as atividades, os alunos da Escola Estadual Candido Portinari, de Ampére, Lucas Greski e Heloíse Carvalho Dellani, ambos de 14 anos, acharam a experiência interessante. "Podemos descobrir o nosso sonho para o futuro, como a química, a física e outras áreas", disse Lucas. "Achei muito legal, porque estamos vendo experimentos diferentes daqueles em sala da aula, dá para conhecer novas coisas", completou Heloíse.
 
Acompanhando os alunos, estava a professora de língua portuguesa Einetes Spada, que falou como as visitas às Instituições de Ensino Superior podem despertar a curiosidade dos estudantes. "Acho isso importante, pois os alunos podem analisar as práticas e buscar novos horizontes. Mesmo que eles não sigam a profissão dos cursos apresentados aqui, é importante que eles conheçam os laboratórios e como funciona o desenvolvimento das atividades, isso também vem a elevar o conhecimento dos nossos alunos", analisou.

II Campeonato de Lançamento de Minifoguetes da UFFS

Outra atividade desenvolvida durante a Semana do Diversa foi a final do II Campeonato de Lançamento de Minifoguetes, uma proposta do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBIB) do curso de Física. Cerca de 35 equipes de quatro colégios estaduais de Realeza e Santa Izabel do Oeste participaram da competição. Os estudantes da UFFS desenvolvem oficinas sobre "Construção de Minifoguetes" e o resultado de cada projeto é colocado à prova durante o campeonato. O minifoguete que permanecer mais tempo no ar ganha a competição.
 
A equipe vencedora da competição foi a "Equipe Alfa", do Colégio Estadual do Campo de Flor da Serra, de Realeza, com o tempo de 4,8 segundos; na sequência, "Os Guri", do Colégio Estadual Guilherme de Almeida, de Santa Izabel do Oeste, com tempo de 4,5 segundos; e em terceiro "Os Vulgos", do Colégio Estadual João Paulo II, que atingiu o tempo de 4,1 segundos.

Balanço

O coordenador Acadêmico do Campus Realeza, professor Ademir Roberto Freddo, que esteve à frente da organização da Semana do Diversa, destacou o balanço positivo das atividades propostas. "O evento é pensado para integrar comunidade acadêmica e regional, além de propor novos olhares e reflexões por meio das palestras e minicursos realizados. Todas as atividades organizadas foram cumpridas, algumas com mais adesão de público do que outras, mas o objetivo do evento foi alcançado", evidenciou.
 
A programação da Semana do Diversa também incluía palestras sobre novas tecnologias e diferentes perspectivas de ensino, apresentações culturais e 11 minicursos, além do  IX Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPE). O evento aconteceu na quinta-feira (24) e totalizou a apresentação de 214 trabalhos acadêmicos, dos quais 119 refletiam sobre práticas de ensino, 40 de pesquisa, 53 de extensão e cultura e dois da comunidade regional, ou seja, apresentados por acadêmicos de outras instituições de educação superior. 
 

 

 

Créditos: Ariel Tavares | Jornalista (MTB/PR 6501) Assessoria de Comunicação | UFFS - Campus Realeza

Compartilhe com seus amigos!

Veja as últimas notícias abaixo

PUBLICIDADE
no2
no9