Melhorar a digestão e diminuir enjoos são alguns dos benefícios do chá de hortelã, que pode ser preparado usando a hortelã comum, também conhecida por Mentha spicata e outra espécie conhecida como hortelã-pimenta ou Mentha piperita.
A hortelã é uma erva aromática que pode ser usada na culinária e para fins medicinais porque possui ação analgésica, antiespasmódica, afrodisíaca e analgésica, sendo um ótimo chá para tomar a seguir às refeições porque ajuda na digestão. Ela também tem ação anti-parasitária sendo útil para combater amebas e giárdia, por exemplo.
Além disso, esta planta medicinal ajuda também a eliminar vermes.
A hortelã pode ser utilizada em outras formas além do chá, como cápsulas com óleo ou extrato seco da planta ou na forma de óleo essencial para a pele ou aromaterapia. Esta é também uma erva aromática fácil de ter em casa num vaso porque requer poucos cuidados e combina muito bem com suco de abacaxi ou limão, em bebidas e até para molhos de iogurte em pratos salgados como tempero, por exemplo.
Os chás podem ser preparados usando os dois tipos de hortelã, de acordo com os benefícios pretendidos.
Este chá deve ser preparado com qualquer tipo de hortelã, adicionando gengibre e canela porque estes outros ingredientes ajudam a emagrecer.
Ingredientes:
Modo de preparo:
Juntar os ingredientes numa panela e deixar ferver por alguns minutos. Depois repousar até amornar e depois coar e tomar sem adoçar, ao longo do dia.
O chá de folhas de hortelã, quando combinado com ulmária ou rainha-dos-prados e com laranja-amarga, é bom para o tratamento da febre, pois promove o aumento do suor. Além disso, também é bom para problemas respiratórios, como tosse, asma, gripe, rouquidão, coriza e congestão nasal.
Ingredientes:
Modo de preparo:
Numa xícara de chá adicionar 1 colher de sopa da mistura de plantas e adicionar 150 ml de água fervente. Deixar repousar durante 10 minutos e coar. Este chá deve ser bebido várias vezes por dia, e de preferência sempre antes de deitar para ajudar a suar.
O chá de folhas de hortelã comum, quando combinado com raiz de alcaçuz esmagada e flores de camomila, é bom para o tratamento de inflamações no estômago como gastrite, ou em casos de úlcera gástrica. Saiba como identificar uma úlcera gástrica.
Ingredientes:
Modo de preparo:
Juntar as respectivas quantidades de cada planta numa xícara de chá e adicionar 150 ml de água fervente. Deixar repousar durante 5 a 10 minutos e coar. Este chá deve ser bebido 3 a 4 vezes por dia, para ajudar a acalmar o estômago. Veja mais sobre propriedades desta planta em Hortelã.
O chá de hortelã-pimenta é bom para combater a cólica menstrual e os gases intestinais.
Ingredientes:
Modo de preparo:
Colocar as folhas de hortelã-pimenta numa xícara de chá e encher com água fervente. Deixar a infusão repousar durante 5 a 7 minutos e coar. Este chá deve ser bebido 3 a 4 vezes por dia e de preferência após as refeições.
O chá de hortelã-pimenta quando combinado com sementes secas de funcho ou erva-doce e folhas de melissa, pode ser usado para o alivio das dores de estômago e dos espasmos.
Ingredientes:
Modo de preparo:
Colocar 1 colher de sopa da mistura anterior numa xícara de chá e encher com água fervente. Deixar a infusão a repousar durante 10 minutos e coar. Este chá deve ser bebido bem quente, 2 a 3 vezes por dia, e de preferência após ou entre as refeições. Veja mais sobre propriedades da Hortelã-pimenta.
Este chá é muito bom para combater as doenças respiratórias como gripe ou resfriado.
Ingredientes:
Modo de preparo:
Numa xícara adicionar a água sobre as folhas picadas e amassadas e deixar repousar por 5 a 7 minutos. Coar, adoçar com mel e tomar 3 a 4 xícaras por dia.
O chá de folhas de hortelã é bom para ajudar na digestão, para reduzir a náusea e o vômito e para acalmar o intestino.
Ingredientes:
Modo de preparo:
Numa xícara adicionar a hortelã e a água fervente. Tapar e deixar repousar durante 10 minutos. Este chá deve ser bebido 3 a 4 vezes por dia, e de preferência após ou entre as refeições.
A hortelã é de fácil cultivo e pode-se ter em casa num terreno ou um vaso de plantas. É necessário manter a terra úmida e bem tratada com fertilizantes, como o esterco de galinha. Ela só produz flores quando encontra-se em terras úmidas, mas prefere solos arenosos, bem drenados, sendo por isso indicado manter a planta num vaso ou numa floreira, no alto, por exemplo.
É necessário podar a hortelã regularmente, o que pode ser feito quando se retira alguns talos para o consumo.
O chá de hortelã é contraindicado durante a gravidez porque pode afetar o bebê, e não é indicado para crianças com menos de 5 anos de idade.
Créditos: Tua Saúde - Tatiana Zanin - Nutricionista