O aluno e atleta Joscimar Gonzales Santana Gottselig da APAE de Capitão Leônidas Marques disputou a Copa do Brasil de Futsal Síndrome de Down 2019, integrando a equipe FC Cascavel, representante do estado do Paraná na competição.
O atleta trouxe consigo a medalha de 4° lugar na competição nacional. O Campeonato realizado no período de 09 à 15 de Dezembro também funciona como base para avaliação de atletas, para formação da Seleção Brasileira de Futsal Down, que vai representar o Brasil durante o Campeonato Mundial da modalidade, como aconteceu com o Atleta do time paranaense Marcelo, eleito melhor goleiro no campeonato, rendendo a pré-convocação para a Seleção Brasileira, que disputa em 2020 o mundial da categoria na Turquia.
O preparo do aluno contou com a atenção especial da professora Loreni Hoffsteter, que treinou Joscimar na própria quadra da escola.
Loreni fala sobre como aconteceu à convocação e a emoção de ver seu aluno viajando, competindo e representando o estado.
Quem também ajudou no preparo do atleta foi o Personal Trainer e proprietário do Studio Personalizado Active Life – Diego Barea, que há aproximadamente um ano começou treinar Joscimar por solidariedade com o jovem que frequentemente passava pelo estabelecimento durante suas caminhadas e os dois acabavam conversando.
Diego conta como começou essa parceria e a surpresa em saber que seu aluno iria participar de uma competição nacional.
A diretora da APAE de Capitão – Rosani Sobottika, diz ser gratificante ver o desenvolvimento de um aluno.
No final da competição o título acabou ficando com o time Ituano Futsal Down que conquistou o bicampeonato brasileiro derrotando o Santos, por 9 a 1.
O vice ficou com a equipe do Corinthians deixando o 3°lugar para o Santos.
A equipe do Paraná o FC Cascavel ficou com o 4° lugar deixando para trás a equipe do Comercial/Sem Fronteiras.
Créditos: Interativa FM - Fonte: Da Redação