A parte mais gostosa da infância é a descoberta. E neste período são muitas as descobertas que acompanham a vida de uma criança em pleno desenvolvimento. Seja elas quando a criança começa a andar, a comer, a falar, a descobrir os movimentos e as partes do seu corpo. Mas, focado na fala, até quando é normal uma criança ter dificuldade para falar alguns fonemas?
De acordo com a fonoaudióloga Alice Medeiros, existe um padrão de palavras que as crianças falam conforme a idade. Alguns sons são mais desafiadores e difíceis de serem produzidos do que outros, por isso é normal a criança começar falando errado, e com o tempo evoluir para a pronúncia correta.
A profissional explica ainda que o importante é saber que até os quatro anos as pronúncias mais desafiadoras precisam sair. A dica da fonoaudióloga é: na hora de corrigir, não repita a palavra errada, fale apenas a palavra corretamente.
Expectativas de desenvolvimento
As causas do falar errado
Falar errado pode ter a ver com deficiência auditiva, flacidez muscular, distúrbios neurológicos, emocionais e autismo.
Flacidez muscular: tônus muscular é uma parte importante para a fala correta. Ele começa a ser desenvolvido na amamentação. A introdução alimentar também é importante – invista em papinhas amassadas no garfo. Uso prolongado de chupeta, mamadeira com furo maior, problemas respiratórios favorecem a flacidez.
Deficiência auditiva: problemas auditivos vão desde os mais simples, como otite, até os mais graves, como surdez profunda. A deficiência pode estar tanto na acuidade do som (perda auditiva), quanto na percepção auditiva (processamento da informação).
O que mais preocupa é a falta de desenvolvimento da linguagem. Isso pode estar relacionado à problemas neurológicos, autismo e questões emocionais.
A criação dos filhos é sempre um momento de tensão em diversos fatores. Entretanto, a psicóloga Ana Murata explica que é preciso entender que as crianças estão em constantes desenvolvimentos. “Nenhuma criança é igual a outra, elas possuem o tempo delas, para cada fase de desenvolvimento e também para cada atividade”.
Além disto, ela complementa dizendo que nem sempre um prazo mais longo para andar, falar, comer e etc, significam um quadro de doença. “Por isto, todo e qualquer motivo de dúvidas devem ser procuradas orientações médicas, entretanto, é preciso em casa observar diversos fatores, e dar tempo para que as crianças desenvolvam suas habilidades”, finaliza.
Nestes casos, a equipe do IASD News informa: em situações de dúvida, procure orientação médica. Além disto, desenvolva o hábito de falar palavras completas, sem gírias, com pronúncias mais formais, afinal, a criança fala o que ela escuta.
Créditos: Editorial IASD News