As doenças psicossomáticas são doenças da mente que manifestam sintomas físicos, como dor de estômago, tremores ou suor, mas que têm causa psicológica. Elas aparecem em pessoas que têm altos níveis de estresse e ansiedade, pois é uma forma do corpo demonstrar, fisicamente, algo que está errado na parte emocional e sentimental.
Alguns dos sinais físicos que podem indicar doenças psicossomáticas são:
Estes sintomas acontecem porque o estresse e a ansiedade fazem aumentar a atividade nervosa do cérebro, além de elevar os níveis de hormônios no sangue, como adrenalina e cortisol. Muitos órgãos do corpo, como intestinos, estômago, músculos, pele e coração têm ligação direta com o cérebro, e são os mais afetados por estas alterações.
Com a persistência dos sintomas, é comum surgirem doenças que podem ser causadas ou pioradas por causas emocionais, como gastrite, fibromialgia, psoríase e pressão alta, por exemplo. Em alguns casos, os sintomas são tão intensos que podem simular doenças graves, como infarto, AVC ou convulsões, por exemplo, e necessitam de rápido tratamento à base de ansiolíticos, como diazepam, em pronto atendimento. Saiba mais sobre as doenças psicossomáticas.
Qualquer pessoa pode desenvolver uma doença psicossomática, já que todos estamos expostos a situações que geram ansiedade, estresse ou tristeza. Assim, algumas das situações que podem levar ao aparecimento mais facilmente desse tipo de doença são:
Na suspeita de qualquer sintoma indicativo de doença psicossomática ou caso a pessoa sinta-se ansiosa ou estressada frequentemente, é recomendado ir ao clínico geral para que sejam realizados exames que possam descartar outras doenças e, se necessário, ser encaminhado para um psiquiatra ou psicólogo.
O acompanhamento por um psicólogo é muito importante nessas situações, pois ajuda a pessoa a identificar o motivo do seu estresse e da sua ansiedade e, assim, conseguir lidar com esse tipo de situação e adotar hábitos e estratégias que promovam a sensação de bem-estar.
O tratamento é feito com remédios para aliviar os sintomas, como analgésicos, anti-inflamatórios e medicamentos para enjoo, além de medicamentos para controlar a ansiedade, através de antidepressivos, como sertralina ou citalopram, ou ansiolíticos calmantes, como diazepam ou alprazolam, por exemplo, caso seja indicado pelo médico.
Além de medicamentos, as pessoas que apresentam sintomas e doenças psicossomáticas devem ter um acompanhamento por psicólogo e psiquiatra, para realização de sessões de psicoterapias e ajuste dos medicamentos. Algumas dicas para aprender a contornar os sintomas de ansiedade também podem ser seguidas, como dedicar-se a alguma atividade prazerosa, por exemplo.
Existem, também, alternativas naturais para ajudar a aliviar os sintomas emocionais, como chás de camomila e valeriana, técnicas de meditação e de respiração. Veja outras dicas de remédios naturais para a ansiedade.
Créditos: Tua Saúde - Claudia Faria - Psicóloga - Foto:Reprodução ilustrativa