Está divulgada a lista dos candidatos selecionados, em segunda chamada, para os cursos oferecidos pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 1ª edição de 2020.
O candidato selecionado em segunda chamada deverá comparecer no local de oferta do curso, para efetivar a matrícula nos dias 13, 14 e 17 de fevereiro, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30, apresentando a relação de documentos necessários, inclusive aqueles que se referem a comprovação dos critérios de reserva de vaga e ações afirmativas, de acordo com a categoria de concorrência de inscrição.
A relação dos candidatos, locais de matrícula e demais informações estão no Edital Nº 70/GR/UFFS/2020. Os documentos necessários para a matrícula estão no ANEXO I do Edital Nº 1176/GR/UFFS/2019 (ou item 4 do Termo de Adesão ao SiSU). A documentação para comprovação das ações afirmativas está explicitada nos anexos do Edital Nº 1176/GR/UFFS/2019. Todos editais estão disponíveis no site da UFFS (www.uffs.edu.br), na área de Acesso Fácil>Editais.
Segunda chamada Vestibular
Os candidatos aprovados e convocados em segunda chamada pelo Vestibular Unificado UFSC/UFFS 2020 deverão comparecer no local de oferta do curso para efetivar a matrícula, a ser realizada nos dias 13 e 14 de fevereiro de 2020, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30, apresentando a relação de documentos constantes na Portaria Nº 1005/GR/UFFS/2019, inclusive aqueles necessários à comprovação dos critérios de reserva de vaga e ações afirmativas, de acordo com a categoria de concorrência de inscrição.
Todas as informações sobre a relação dos aprovados, matrículas, documentos necessários e locais de matrícula estão no edital Nº 59/GR/UFFS/2020 e também na Portaria Nº 1005/GR/UFFS/2019 e devem ser lidas atentamente pelos candidatos.
REOPÇÃO
Também está publicada a lista dos candidatos classificados, em segunda chamada, para os cursos oferecidos pela UFFS no Processo Seletivo de Reopção do Vestibular Unificado UFSC/UFFS-2020. As matrículas também acontecem nos dias 13 e 14 de fevereiro.
A lista dos classificados e as demais informações estão no edital Nº 65/GR/UFFS/2020.
Depoimentos de calouros
Com a efetivação das matrículas em primeira chamada, alguns novos estudantes da UFFS falaram sobre suas escolhas e expectativas. Este ano a Universidade utilizou dois métodos para ingresso nos cursos de Graduação: o SiSU e o Vestibular, o qual foi realizado em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Em Realeza, a UFFS ofertou 220 vagas distribuídas em seis cursos: licenciaturas em Física, Química, Letras – Português e Espanhol e Ciências Biológicas; e bacharelados em Medicina Veterinária e Nutrição.
A estudante de Ampére, Poliana Rewers Batista, de 17 anos, escolheu o Vestibular para entrar no curso de licenciatura em Química e almeja ser professora. "Essa disciplina sempre me chamou atenção na escola, me dava bem e sempre quis ser professora. Escolhi algo que gosto e a UFFS por ser mais perto de casa, mais acessível. Tenho uma boa expectativa já que tenho alguns colegas que estudam aqui e falam muito bem da instituição, dizem que o ensino é de qualidade", explicou.
Do estado de São Paulo, o calouro Carlos Samuel Ynsfrán de Velloso, de 18 anos, veio da cidade de Barão de Antonina – a mais de 600 quilômetros de Realeza – para efetivar a matrícula no curso de Nutrição. A escolha pelo curso vem da paixão em aliar alimentação de qualidade com esporte de alto rendimento. "Sempre via que a Nutrição é muito importante para qualquer tipo de esporte, para atingir uma alta performance e chegar a um objetivo maior. Depois de formado, quero ajudar essas pessoas a se tornarem atletas e os próprios atletas a terem um melhor desempenho e mais saúde a partir da alimentação", projetou.
Já o cuidado e a dedicação para com os animais fez com que o também paulista Matheus Tuan Costa Guimarães, de 19 anos, optasse pelo curso de Medicina Veterinária. "Sempre achei muito legal o Sul do Brasil, o clima daqui é gostoso, já tinha ouvido falar da UFFS e vi que curso é bastante forte e foi por isso que optei. Gosto da profissão de médico veterinário e essa era a única opção que me via fazendo".
Créditos: Ariel Tavares | Jornalista (MTB/PR 6501) Assessoria de Comunicação | UFFS - Campus Realeza