Faleceu ontem (27), o agricultor Leonardo Valenga de 88 anos, que ajudou no resgate das vítimas do acidente aéreo que matou 22 pessoas, entre elas, o ex-presidente da República Nereu Ramos em 1958.
Segundo a família, ele faleceu enquanto dormia, na mesma casa em que morava à época do acidente aéreo, na Colônia Murici, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.
A família informou que o agricultor apresentava problemas cardíacos e pulmonares. Não foram divulgadas informações sobre o sepultamento.
Relembre o caso
Em 16 de junho de 1958, após um temporal, a aeronave Convair 440, da extinta Cruzeiro do Sul, caiu em uma propriedade rural próxima ao local onde Valenga morava.
A queda da aeronave matou políticos de grande influência no Brasil: Nereu Ramos, que foi presidente da República entre 1955 e 1956, o ex-governador de Santa Catarina Jorge Lacerda e o ex-deputado federal Leoberto Leal.
A tragédia também vitimou o padre Oswaldo Gomes, pioneiro da educação no Paraná.
Dois sobreviventes conseguiram caminhar por alguns quilômetros e chegaram até o vizinho de propriedade de Valenga. Mesmo desconfiado, Leonardo acreditou nos sobreviventes e foi com eles ajudar no resgate.
Créditos: G1- (Foto de capa: Maycon Hofmmann/RPC) - (Foto: Beatriz Brito/Arquivo pessoal)