A cachoeira do “Saltão” está localizada a 1,5 km do centro de Realeza, no sentido da Gruta Nossa Senhora de Lourdes. O trajeto pode ser percorrido de automóvel por 1,3 Km, parando em frente a estação de tratamento da Sanepar, e restante do caminho terá que ser percorrido a pé por uma trilha cujo início é exatamente em frente a estação da Sanepar. A trilha é de fácil acesso e sem dificuldades, sendo um atrativo a mais, pois de sua beleza e ar puro, o visitante pode apreciar o córrego que acompanha todo a sua extensão.
No meio da trilha o visitante pode fazer uma primeira parada para apreciar uma extensa formação rochosa no leito do córrego que aparece na época de seca. Continuando a caminhada, não demora muito e o visitante chega a cachoeira. A cachoeira tem uma forte queda, um “poção” ideal para nadar, devendo ter cuidado, toda via, com crianças por conta do risco de afogamento.
Acima da cachoeira é possível caminhar sobre a laje do córrego, por aproximadamente 200 mts até chegar na antiga barragem, onde encontra-se desativa inclusive uma comporta.
Ela tem o nome de “Saltão” por causa da grande pedra ao lado direito da queda d’água, de onde as pessoas podem saltar.
Créditos: Ronda Fotografias /Tesouros de Realeza