A Câmara Setorial do Café do Paraná e a Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento divulgaram o novo regulamento do 18º Concurso Café Qualidade Paraná. O objetivo é valorizar e fortalecer a produção de cafés especiais, na busca de novas oportunidades de negócios para os produtores.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas nas unidades regionais do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná Iapar-Emater até o dia 2 de outubro de 2020.
Mesmo com a pandemia do novo coronavirus, a Comissão Organizadora Estadual avaliou que é importante manter o concurso. Segundo o economista do Deral e responsável pela Comissão Organizadora Estadual, Paulo Franzini, o evento estimula a qualificação dos agricultores paranaenses. O concurso será realizado em duas categorias: Café Natural e Café Cereja Descascado ou Despolpado.
Premiação
A cerimônia de premiação dos vencedores está prevista para o início de novembro. Os lotes serão avaliados por uma Comissão Julgadora, constituída pela Comissão Organizadora Estadual e composta por classificadores e degustadores de reconhecida competência no âmbito estadual e nacional.
O julgamento vai acontecer no Centro de Pesquisa em Qualidade do Café do IDR-Paraná em Londrina. Todos os detalhes do regulamento estão disponíveis no site www.cafequalidadeparana.com.br.
Os lotes classificados até o 5º lugar de cada categoria terão garantia de compra pela Comissão Organizadora a preço da BM&F do dia anterior ao evento de encerramento, acrescido de, no mínimo, 50%. Outra categoria do concurso é a de Sustentabilidade.
Os produtores que optarem em participar desta avaliação, precisam preencher uma planilha com informações detalhadas sobre a produção. Para a safra 2019/2020, a expectativa de produção de café no Paraná é de mais de 56 mil toneladas em uma área de 36 mil hectares, concentrada principalmente no Norte do Estado.
Créditos: A Voz de Realeza / Com informações Governo do Estado do Paraná- (Foto: Reprodução)