O óleo de coco natural é muito versátil, e pode ser usado como hidratante para o rosto, na máscara do cabelo, na comida para dar sabor e também para incluir em dietas de emagrecimento.
Este óleo pode ser obtido do coco seco ou do coco fresco, sendo denominado óleo de coco refinado ou extravirgem, respectivamente. O óleo de coco extra-virgem é o que mais traz benefícios para a saúde, já que não passa por processos de refinamento e não perde nutrientes nem é submetido a altas temperaturas.
O óleo de coco é muito versátil, possuindo diversas aplicações e benefícios. Os principais benefícios do uso do óleo de coco são:
Além disso, pensa-se que o óleo de coco é capaz de melhorar os níveis de colesterol e melhorar o funcionamento do intestino, mas os estudos ainda são inconsistentes.
Veja como usar o óleo de coco e aproveitar ao máximo todos os seus benefícios:
Alguns estudos referem que o óleo de coco pode contribuir para a perda de peso porque contém triglicerídeos de cadeia média, que são absorvidos no intestino, passando diretamente para o fígado, onde são usados como forma de energia, que é usada por órgãos como o cérebro e coração, não sendo, por isso, armazenada no tecido adiposo sob a forma de gordura.
Apesar disso, este óleo não deve ser ingerido em grandes quantidades, devido ao seu alto valor calórico.
Saiba mais sobre a relação entre óleo de coco e emagrecimento.
Para cozinhar o óleo de coco pode ser usado de diversas formas como no refogado, para grelhar carnes ou mesmo na confecção de bolos e tortas.
Para isso, basta substituir a gordura que se usa habitualmente, como o óleo de girassol, a manteiga ou o azeite por exemplo, por óleo de coco nas mesmas quantidades. Assim, se a pessoa utilizar habitualmente 2 colheres de azeite, basta substituir por 2 colheres de óleo de coco para usufruir dos seus benefícios, que são maiores quando o óleo de coco é extra virgem. No entanto, não é recomendado consumir mais de 1 colher de sopa por dia.
É importante referir, que o óleo de coco extravirgem não deve ser usado em frituras, porque queima a temperaturas mais baixas, comparativamente ao óleo de girassol.
Preparar mascaras caseiras com óleo de coco é bem simples. Tanto a mascara de babosa e mel com óleo de coco, como a de banana e abacate com óleo de coco ou mesmo a simples mistura de óleo de coco com azeite, são máscaras caseiras ideais para hidratar e nutrir os cabelos secos, sem vida e quebradiços.
Estas máscaras devem ser aplicadas sobre o cabelo acabado de lavar e seco com uma toalha, deixando atuar entre 20 a 25 minutos, sendo depois recomendado lavar novamente o cabelo com shampoo para remover bem todos os resíduos. Além disso, para potenciar o efeito das máscaras pode-se optar por usar uma touca térmica ou uma toalha molhada aquecida, pois vão ajudar a aumentar o seu efeito hidratante. Veja também como usar o óleo de baru para emagrecer e hidratar a pele e os cabelos.
Devido às propriedades nutritivas e antioxidantes do óleo de coco, ele é um ótimo aliado da pele e, por isso, ele pode ser aplicado na rosto, com o auxílio de um algodão, passando uma maior quantidade na região dos olhos e deixando atuar durante toda a noite.
Também pode ser usado como protetor labial, principalmente quando se apresenta no estado sólido e como medida de prevenção do aparecimento das estrias, já que contribui para que a pele se mantenha mais elástica.
Além disso, esse óleo também pode ser usado como removedor de maquiagem, removendo inclusive a máscara à prova de água.
O óleo de coco também pode ser preparado em casa, da seguinte forma:
Ingredientes
Modo de preparo
O primeiro passo para fazer o óleo de coco, é bater todos os ingredientes no liquidificador ou no mixer e em seguida coar com auxílio de um pano limpo e colocar o líquido em uma garrafa, que deve permanecer em um ambiente escuro por 48 horas. Após esse período, deve-se colocar a garrafa em um ambiente fresco, ao abrigo da luz, por mais 6 horas.
Após as 6 horas, é preciso colocar a garrafa em pé na geladeira por 3 horas. Com isso, o óleo de coco irá solidificar e para retirá-lo deve-se cortar a garrafa no local em que pode ser observada a separação da água e do óleo, aproveitando somente o óleo, que deve ser transferido para um recipiente com tampa.
O óleo de coco se torna próprio para o consumo quando fica líquido, não havendo necessidade de armazenar na geladeira.
Créditos: Tua Saúde - Tatiana Zanin-Nutricionista