Neste sábado (20), a prefeitura municipal de Realeza divulgou as novas determinações sobre as barreiras sanitárias aplicadas no município, com o objetivo de ressaltar a importância das barreiras, como uma das ferramentas de enfrentamento da Covid-19.
O documento explica para a população, qual será o protocolo adotado nos próximos dias para minimizar a disseminação do vírus.
As barreiras possuem principalmente:
a) Caráter educativo, visando identificar as pessoas que estão em deslocamento e a presença de possíveis sintomas característicos de Covid-19;
b) Permitem a notificação à vigilância em tempo real de possíveis casos suspeitos e a adequada orientação do isolamento/quarentena dos confirmados e suspeitos.
No novo modelo adotado, todos os veículos que estiverem entrando na cidade de Realeza-PR serão parados.
Veículos que não serão parados- Não serão parados, veículos cadastrados como: trabalhadores que precisam transitar entre a cidades e que possuem autorização.
Para evitar sobrecarga no monitoramento telefônico optou-se por não realizar o monitoramento de pessoas advindas de algumas cidades no entorno do município (mediante argumento técnico/científico nessa seleção), exceto nas condições em que seja mencionado presença de sintomas de síndrome respiratória (tosse, dor de garganta, desconforto respiratório com ou sem febre) ou ter contato domiciliar com caso suspeito ou confirmado de coronavírus.
"Neste casoreitera-se a responsabilidade social do cidadão em comunicar na barreira ou a vigilância do município sobre qualquer uma destas situações acima apresentadas. Resolvemos encarar os problemas com a transparência para que não se tenham dúvidas sobre as nossas reais intenções. Por isso, nesse momento de crise sanitária pedimos que o respeito ao próximo e o espírito de proteção e solidariedade permaneça! Seja gentil ao receber a ligação do monitoramento, sua compreensão é essencial", informou a assessoria.
Na publicação, a prefeitura também espera pela colaboração da população e o respeito para com os profissionais que trabalham nas barreiras. Um trabalho primordial para conter o novo coronavírus.
Créditos: Carine Flores- Redação A Voz de Realeza com informações Prefeitura Municipal- (Foto: Ilustrativa)