O governador Carlos Massa Ratinho Junior determinou novas medidas restritivas de circulação exclusivas para a Região Metropolitana de Curitiba, área que concentra o maior número de casos. Uma outra outra medida, que alcança todo o Paraná, é a restrição na venda e consumo de bebidas alcoólicas para auxiliar o controle das aglomerações.
Avanço do vírus- O Paraná atingiu na última semana a marca de 12.785 casos e 419 mortos.
Ao mesmo tempo, o Governo do Estado reforçou a programação de leitos de UTI e de enfermaria exclusivos para o enfrentamento da doença.
Mais leitos para atender pacientes- Foram ativados mais de 100 novos leitos de UTI em diversas regiões do Paraná e o número total de novos espaços exclusivos para tratamento das infecções já alcança 749. Também foi autorizada a contratação de novos profissionais para atendimento nos hospitais universitários.
A semana também foi marcada por novas redes de solidariedade e por orientação aos profissionais que trabalham em frigoríficos e nas cooperativas, fundamentais para a economia paranaense.
O Governo do Estado autorizou o início das obras de ampliação da sede do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ivaí e Região (Cisvir), que é um centro de especialidades médicas, e manteve o rigor sobre a transparência no controle de gastos e a divulgação da queda de arrecadação dos cofres públicos, o que torna o Paraná referência nacional de acesso aos dados públicos.
O governador Ratinho Junior fez um apelo para que a população acate as proibições. Segundo ele, medidas de restrição definidas pelo Poder Executivo não bastam para combater a pandemia. "O que vai vencer o coronavírus é o bom senso e a consciência de cada cidadão", afirmou.
Créditos: Carine Flores- Redação A Voz de Realeza com informações Governo do Estado- (Foto: AEN-PR)