24/06/2020
Canabidiol: O que é, para que serve e efeitos colaterais

O canabidiol é uma substância extraída da planta da maconha, Cannabis sativa, que atua no sistema nervoso central, sendo útil no tratamento de doenças psiquiátricas ou neurodegenerativas, como esclerose múltipla, esquizofrenia, mal de Parkinson, epilepsia ou ansiedade, por exemplo.

Atualmente, no Brasil, existe apenas um medicamento com canabidiol autorizado para comercialização, com o nome Mevatyl, que tem outra substância adicionada, o tetraidrocanabinol, sendo indicado para o tratamento de espasmos musculares relacionados com a esclerose múltipla. Embora para já seja comercializado apenas um medicamento com esta substância, a tendência é que outros medicamentos à base de cannabis sejam aprovados no Brasil, desde que o seu uso seja supervisionado pelo médico.

Para que serve o remédio com canabidiol

 

 

No Brasil, existe apenas um medicamento com canabidiol autorizado pela Anvisa, com o nome Mevatyl, que tem como indicação o tratamento de espasmos musculares relacionados com a esclerose múltipla. 

Porém, existem outros produtos com canabidiol, que são comercializados em outros países, indicados para o tratamento da epilepsia, doença de Parkinson ou Alzheimer, como analgésicos em doentes oncológicos terminais, por exemplo, que podem ser importados, para casos específicos e com devida autorização.

Ainda não há evidências científicas suficientes que comprovem que os canabinoides sejam totalmente seguros e eficazes no tratamento de casos de epilepsia, por isso, só há indicação para o uso em casos restritos, quando outros medicamentos indicados para essa doença não são suficientemente eficazes.

Além disso, o canabidiol tem vindo também a revelar outros benefícios e propriedades farmacológicas, como ação analgésica e imunossupressora, ação no tratamento de AVC, diabetes, náuseas e câncer e efeitos sobre os distúrbios de ansiedade, do sono e do movimento, o que o torna uma substância com um grande potencial terapêutico.

Onde comprar

O único medicamento com canabidiol autorizado pela Anvisa, tem nome Mevatyl, e está indicado para o tratamento de espasmos musculares relacionados com a esclerose múltipla. Este remédio está disponível em spray e pode ser comprado em farmácias.

No entanto, existem outros produtos com canabidiol, com outros fins terapêuticos, cuja comercialização foi autorizada no Brasil desde março de 2020, desde que seja obtido por meio de prescrição médica e declaração de responsabilidade assinada pelo médico e paciente.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais relatados não dizem apenas respeito ao canabidiol, mas também ao tetraidrocanabinol, já que o medicamento Mevatyl tem ambas as substâncias na sua composição. O tetraidrocanabinol, também conhecido por THC, é uma substância psicoativa e, por isso, mais propensa a causar efeitos colaterais.

Alguns dos efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com Mevatyl são tontura, alterações do apetite, depressão, desorientação, dissociação, humor eufórico, amnésia, distúrbios de equilíbrio e de atenção, má coordenação dos músculos da fala, alterações do paladar, falta de energia, comprometimento da memória, sonolência, visão embaçada, vertigem, prisão de ventre, diarreia, ardência, ulceração, dor e secura da boca, náuseas e vômitos.

Créditos: Tua Saúde - Mafalda Abreu-Farmacêutica

Compartilhe com seus amigos!

Veja as últimas notícias abaixo

PUBLICIDADE
no2
no9