Com o objetivo de atender a população, que eventualmente seja acometida pela covid-19, na quinta-feira (16) foi realizada a entrega oficial de dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), que passam a funcionar no Instituto São Rafael, em Chopinzinho.
Além do município sede, os leitos também vão contemplar os moradores de Sulina, Saudade do Iguaçu e São João, que somados a Chopinzinho totalizam em mais de 35 mil habitantes.
“Com a união dos poderes executivo e legislativo dos quatro municípios, e dos governos Estadual e Federal, foi possível viabilizar esses leitos, garantindo à população mais conforto, caso eventualmente necessitem deste atendimento”, declara o prefeito de Chopinzinho, Álvaro Scolaro.
Além de dez respiradores [enviados pelo Governo do Estado] e do repasse de R$ 600 mil [do Ministério da Saúde], os quatro municípios dividiram outros R$ 550 mil de investimentos, para que fosse possível a implantação da UTI.
Covid-19
A princípio, os leitos ficarão em funcionamento durante três meses, podendo ser prorrogado por igual período. Depois, a ideia é buscar com que os leitos fiquem permanentemente funcionando na instituição.
O hospital está com a equipe estruturada para o funcionamento da UTI, o que envolve médico intensivista e equipe de enfermagem. Ainda, são 20 leitos clínicos instalados para o atendimento dos pacientes diagnosticados com coronavírus.
O presidente do Conselho Administrativo do Instituto São Rafael, Rubenei Meloto, enaltece a soma de esforços para esta conquista. “Foi uma luta grande e é gratificante ver todos empenhados para que tenhamos uma saúde melhor para a população”.
O diretor clínico e técnico do Instituto São Rafael, João Carlos Guarienti, destaca que esse era um sonho de Chopinzinho e também dos demais municípios atendidos na estrutura.
“É algo que há muito tempo queríamos que funcionasse. Vamos atender agora pelo coronavírus, mas já é um alento para que possamos [depois desse período de covid-19], buscar a permanência da UTI aberta, como UTI geral”.
Além de Scolaro, Meloto e Guarienti, a entrega dos leitos contou com a participação dos prefeitos de São João, Altair José Gasparetto (Vadeco); Saudade do Iguaçu (Mauro Cenci); Sulina (Paulo Horn); e outras autoridades.
Créditos: A Voz de Realeza / Com informações Assessoria Municipal- (Foto: Assessoria)