Atualizado em 26/07/2020
Superação: idosa de 109 anos tem alta após passar uma semana na UTI para tratar covid-19

Guerreira! Essa é uma entre as inúmeras definições para dona Onória Maria Velbe. A idosa de 109 anos emocionou médicos e enfermeiros durante o período que esteve internada na UTI para tratar da covid-19. Nesta terça-feira (21), a alta da paciente foi celebrada com balões e ao som de aplausos. 

 
 

O médico Rodrigo Tavares, do Hospital Geral de Linhares (HGL), acompanhou a dona Onória nos dias em que esteve internada na unidade. A idosa deu entrada no hospital no último dia 15 de julho com sintomas gripais. Ela realizou o teste para covid-19 e recebeu o resultado positivo. 

 

O quadro se gravou com o aparecimento de diarreia, coriza e um desconforto respiratório. A idosa não chegou a ser entubada, mas passou alguns dias na Unidade de Terapia Intensiva. 

O sentimento que fica para a filha Maria Vila Nova dos Santos é de alívio e agradecimento. “Meu muito obrigado a cada médico, enfermeiro, técnico e a toda equipe de profissionais que, de alguma forma, dentro do hospital contribuíram para que ele obtivesse essa cura. Toda nossa família é muito grata. Com fé em Deus a gente vence tudo”, relata. 

O médico conta que a evolução do caso da idosa ao longo da última semana surpreendeu a equipe. “Toda a equipe está emocionada com essa história. A paciente é idosa, mas não possui comorbidades. Ela evoluiu bem ao tratamento.. Dona Onória chegou com quadro de síndrome gripal. Hoje, está bem, consciente, orientada, afebril, devendo permanecer isolada em casa por 14 dias”, explicou o médico.

Para a diretora da unidade Maria Bernadeth Braz, histórias como as de dona Onória motiva a equipe a continuar na luta contra a covid-19. “São notícias como a de dona Onória, que reacendem a esperança nos corações de todas as pessoas espalhadas pelo mundo, ao saber que tudo pode dar certo”, disse. 

Créditos: Jornal Folha Vitória- (Foto: Reprodução/ Felipe Tozatto)

Compartilhe com seus amigos!

Veja as últimas notícias abaixo

PUBLICIDADE
no2
no9