A estiagem que atinge o Paraná está atrasando o plantio da soja no estado para a safra 2020/2021, de acordo com dados do Departamento de Economia Rural (Deral).
De acordo com o levantamento semanal do departamento, até o dia 9 de outubro, os produtores plantaram soja em 430 mil hectares do estado, o que representa apenas 8% da área prevista para cultivo do grão no estado.
Em anos anteriores, nesta época da safra, de 22% a 38% da área já tinha sido plantada.
As cidades do estado com plantio mais avançado são Pato Branco, Cascavel, Francisco Beltrão, nas regiões oeste e sudoeste do estado, e Umuarama, no noroeste.
Segundo o Deral, o solo do estado está muito seco, pois, além da falta de chuva, a temperatura da atmosfera foi mais alta do que a média no terceiro trimestre do ano.
Em algumas regiões do Paraná, segundo o departamento, a temperatura registrada ficou 4ºC acima da média história para o período.
Apesar no atraso do plantio, a previsão do Deral é que o estado colha 20,4 milhões de toneladas do grão na primeira safra de 2020/2021. Na colheita anterior, o Paraná produziu 20,6 milhões de toneladas.
Créditos: G1 PR- (Foto: Agência Estadual de Notícias/Divulgação)