Para facilitar o dia a dia dos proprietários de veículos, as unidades da federação estão disponibilizando a possibilidade de utilizar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) digital. Confira um passo a passo para baixar, cadastrar e utilizar a CNH Digital.
Com essa novidade de CNH Digital, os motoristas poderão portar o documento obrigatório diretamente do celular. Por conta do uso da CNH pelo smartphone, o proprietário de veículo deve estar atento à bateria do aparelho. Caso descarregue, será preciso ter a versão impressa do documento.
Se a CNH foi emitida a partir de maio de 2017, o documento possui um QR Code impresso, que permitirá a versão digital. Essa tecnologia, presente na parte interna da CNH, poderá gerar a CNH Digital sem a necessidade de um certificado digital ou o comparecimento a uma unidade do Detran.
Caso o motorista não tenha a CNH impressa ou a digital, poderá pagar uma multa de R$ 88,38 e perder três pontos na carteira. O veículo ficará retido até outra pessoa com documento realizar a busca.
Créditos: FDR por SILVIO SOUZA - Imagem: Divulgação/Detran-RS