29/01/2021
Arte em quadrinhos é usada como instrumento para falar sobre autismo

O décimo episódio do podcast PodParaná, feito pela equipe do G1 Paraná e da RPC, publicado nesta sexta-feira (29), mostra como a arte em quadrinhos tem sido utilizada por um artista de Curitiba para abordar questões sobre o autismo.

O entrevistado deste episódio é o quadrinista Fúlvio Pacheco, coordenador da Gibiteca de Curitiba, professor, artista visual e autista. Ele se descobriu com o Transtorno do Espectro Autista a partir do diagnóstico do filho, Murilo, de 13 anos.

 

 

Entre as mais de 40 publicações já assinadas, Fúlvio criou a obra "Relatos Azuis", em que trata da temática, a partir da experiência que vive como autista e como pai de uma criança com autismo.

 

Participa do episódio a psicóloga Aline Provensi, que trabalha com crianças com TEA e publica tirinhas com assuntos voltados ao autismo em um perfil nas redes sociais, o @tirinhasdasara.

A conversa também conta com a participação da professora Amábile Marchi, mãe de Leonardo, de 11 anos, que está dentro do espectro autista, e Vicente, de 2 anos, que está em fase de diagnóstico. A família compartilha a rotina e informações sobre o assunto também nas redes sociais, com o perfil @autismoaopedaletra.

Em entrevista ao PodParaná, Fúlvio Pacheco relembra como foi o momento em que, já na fase adulta, a partir das conversas de acompanhamento do caso do filho, notou que também poderia ser uma pessoa com autismo.

 

"Em uma das conversas com a terapeuta, ela começou a falar das características do Murilo, sobre algumas coisas que ele fazia, e eu comecei a me ver naquela descrição que ela estava falando. Quando eu descobri, aquilo foi muito legal. Eu, toda a minha vida, eu achava que era excêntrico, mas depois eu descobri que aquilo tudo era do autismo", comentou.

 

 

Quadrinista Fúlvio Pacheco aborda questões relacionadas ao autismo em quadrinhos — Foto: Arquivo/Fúlvio Pacheco

 

O quadrinista disse que a partir do diagnóstico, passou a estudar mais sobre o Transtorno do Espectro Autista e, com isso, passou a se entender melhor.

Assim, Fúlvio aplica nas obras que desenha tudo o que aprende pesquisando sobre o assunto e ouvindo as histórias de outras pessoas que também fazem parte do espectro autista.

No trabalho com quadrinhos, ele busca ajudar outras pessoas no reconhecimento precoce do autismo, para que possam, com o acompanhamento adequado, reduzir sintomas e oferecer desenvolvimento e aprendizagem adequados.

PodParaná tem episódios semanais que contam a história de moradores do estado e trata de temas importantes para os paranaenses. Para sugerir temas e interagir com a equipe, os ouvintes podem usar o aplicativo Você na RPC.

Em quadrinhos, Fúlvio Pacheco retrata a experiência que vive e informações sobre a vivência das pessoas autistas — Foto: Arquivo/Fúlvio Pacheco

Créditos: Por G1 PR Foto: Reprodução/Quadrinista Fúlvio Pacheco

Compartilhe com seus amigos!

Veja as últimas notícias abaixo

PUBLICIDADE
no2
no9