O décimo episódio do podcast PodParaná, feito pela equipe do G1 Paraná e da RPC, publicado nesta sexta-feira (29), mostra como a arte em quadrinhos tem sido utilizada por um artista de Curitiba para abordar questões sobre o autismo.
O entrevistado deste episódio é o quadrinista Fúlvio Pacheco, coordenador da Gibiteca de Curitiba, professor, artista visual e autista. Ele se descobriu com o Transtorno do Espectro Autista a partir do diagnóstico do filho, Murilo, de 13 anos.
Entre as mais de 40 publicações já assinadas, Fúlvio criou a obra "Relatos Azuis", em que trata da temática, a partir da experiência que vive como autista e como pai de uma criança com autismo.
Participa do episódio a psicóloga Aline Provensi, que trabalha com crianças com TEA e publica tirinhas com assuntos voltados ao autismo em um perfil nas redes sociais, o @tirinhasdasara.
A conversa também conta com a participação da professora Amábile Marchi, mãe de Leonardo, de 11 anos, que está dentro do espectro autista, e Vicente, de 2 anos, que está em fase de diagnóstico. A família compartilha a rotina e informações sobre o assunto também nas redes sociais, com o perfil @autismoaopedaletra.
Em entrevista ao PodParaná, Fúlvio Pacheco relembra como foi o momento em que, já na fase adulta, a partir das conversas de acompanhamento do caso do filho, notou que também poderia ser uma pessoa com autismo.
"Em uma das conversas com a terapeuta, ela começou a falar das características do Murilo, sobre algumas coisas que ele fazia, e eu comecei a me ver naquela descrição que ela estava falando. Quando eu descobri, aquilo foi muito legal. Eu, toda a minha vida, eu achava que era excêntrico, mas depois eu descobri que aquilo tudo era do autismo", comentou.
Créditos: Por G1 PR Foto: Reprodução/Quadrinista Fúlvio Pacheco