Alimentos como alga marinha, castanha do Pará, laranja e ovos são ótimas opções para pessoas com hipotireoidismo, pois fornecem os nutrientes, como iodo e gordura de boa qualidade, que são necessários para o bom funcionamento da tireoide.
Já alimentos que contém glucosinolatos, como o brócolis e o repolho, devem ser consumidos com moderação, assim como os alimentos ricos em açúcar, aditivos e corantes artificiais, muito comuns nos produtos industrializados, como em gelatina e biscoitos.
Além da importância da alimentação, o tratamento para o hipotireoidismo deve ser avaliado por um médico endocrinologista, que poderá indicar medicamentos para o correto funcionamento da tireoide.
É importante que pessoas com hipotireoidismo entendam o que devem comer e o que devem evitar de comer, de forma a diminuir os sintomas e a evolução da doença. Além disso, a dieta varia em relação ao tipo de doença que a pessoa tem na tireoide.
Na dieta para pessoas com hipotireoidismo, é fundamental oferecer ao corpo quantidades ainda maiores dos alimentos que tenham:
Com isso, irá existir maior produção e atividade dos hormônios que garantem o bom funcionamento da tireoide, como o T3 e o T4, além da proteção contra inflamações no órgão e melhor controle dos radicais livres, que quando estão em excesso, prejudicam a atividade da tireoide.
Evitar o consumo de alguns alimentos pode prevenir ainda mais os danos em pessoas com hipotireoidismo, não se devendo ingerir com frequência:
O consumo desses alimentos pode afetar na absorção do iodo, que é um nutriente fundamental para o bom funcionamento dos hormônios que atuam na tireoide.
Além disso, é importante destacar que esses alimentos não precisam ser totalmente excluídos da alimentação, mas sim evitar o seu consumo excessivo e constante, ou seja, evitar comer todo dia muita quantidade.
O metabolismo de pessoas com hipotireoidismo é mais lento, por isso pode existir maior facilidade em ganhar peso, porém, o ganho de peso costuma ser discreto e muitas vezes, dependendo da pessoa, não acontece.
Isso ocorre pois com o hipotireoidismo, a tireoide produz poucos hormônios, no entanto, pessoas que engordam devem prestar mais atenção no estilo de vida que levam, evitando o sedentarismo e a má qualidade na alimentação, que são fatores mais determinantes no ganho de peso do que o hipotireoidismo.
Créditos: Tua Saúde - Tatiana Zanin-Nutricionista