Sessenta e oito municípios do Paraná adotaram um decreto conjunto de "lockdown" e determinaram, conforme texto, toque de recolher entre 20h desta quinta-feira (27) e 5h de segunda-feira (31).
No período, fica suspenso o funcionamento de todas as atividades não essenciais e também de alguns serviços considerados essenciais. O decreto também prevê a proibição de venda de bebida alcoólica a partir da 0h desta quinta.
Veja, mais abaixo, a lista de cidades.
A decisão foi tomada após uma reunião entre prefeitos participantes da Associação dos Municípios do Centro do Paraná (Amocentro), Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam) e Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi).
Conforme decreto, nas cidades poderão funcionar farmácias apenas em caráter de plantão recebendo ligações.
No caso dos postos de combustível, o atendimento poderá ser feito apenas em casos de emergência, enquanto o funcionamento de restaurantes está limitado aos que se localizam em rodovias e atendem no sistema de entrega de marmitas.
Fica proibido o funcionamento de serviços de delivery e também de retirada no balcão.
As novas regras têm validade até 6h de segunda-feira, mas podem ser prorrogadas a depender dos índices da pandemia.
Segundo as associações, os gestores municipais adotaram as medidas diante do aumento de casos e mortes de Covid-19, além da lotação das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e hospitais por conta da doença.
Na região central do estado, 17 cidades adotaram o decreto. No caso de Guarapuava, que também se juntou à iniciativa, a prefeitura informou que, apesar disso, permanecem em vigência as regras atuais previstas por decreto municipal.
De acordo com a 5ª Regional de Saúde de Guarapuava, 32 pessoas com Covid-19 aguardam por leitos em vagas de Unidade de Terapia Intensiva, nesta quarta, na regional.
Veja a lista de cidades que adotaram o decreto:
Créditos: Por Lucas Henning, RPC Guarapuava via G1