31/05/2021
Há 5 anos, sargento da PM reforma bicicletas nas horas vagas e doa para crianças carentes

De Origem humilde, filho de um vendedor de frutas e de uma faxineira, o sargento ganhou sua primeira bicicleta aos 4 anos e também era usada. “Não me esqueço o quanto ela foi importante para mim”, conta.
O tempo foi passando e, em 2016, na época do Natal, André contém uma cartinha de uma menina dizendo que o maior sonho dela era ter uma bike, mas que seus pais não tinham condições financeiras para comprar uma.

 

 

Uma boa ação do sargento se espalhou pela vizinhança. De lá pra cá, André nunca mais parou de receber pedidos novos. Foi então que ele teve uma ideia de pedir para as pessoas doarem bicicletas que não usavam mais. Assim, reformaria como magrelas no seu tempo de descanso do trabalho e atenderia todas as crianças que o procurassem.

“Reformava as bicicletas durante o ano, pegava os pedidos que chegavam, normalmente dos pais, e ia fazendo uma lista no caderno, o que eu faço até hoje. Marco o nome da criança, idade, se é menino ou menina, altura ”, explica.

Nos primeiros anos fazemos Projeto Minha Bike, André, que, até 2019, investia todo o seu 13º salário nas reformas das bicicletas, realizava as doações no Dia das Crianças e no Natal. Porém, com pedidos chegando ao ano inteiro, o projeto tornado-se anual!

“Depois que passavam essas datas, na semana seguinte, apareciam as crianças que sabiam que outras tinham ganho uma bicicleta. Eu não ficar preso sem entregar, esperando o próximo Dia das Crianças e o próximo Natal. Via que a vontade da criança era ganhar naquela hora, sabe? ”, Relembra.

Mais do que bicicletas
E conhecendo mais a fundo a dura realidade dessas crianças, o sargento foi além. Com a ajuda de pessoas tocadas pelo seu trabalho voluntário, André doa também cestas básicas e roupas para as famílias.

Projeto ganhar apoiadores após matéria do Razões
Neste ano mesmo André já doou incríveis 150 bicicletas. Uma delas para o Felipe, de 10 anos, dias depois do pai do menino ser assassinado.

Após a matéria viralizar, André, que hoje conta com uma parceria de uma bicicletaria que faz reparos a preço de custo, deu origem para sites e até emissoras de televisão. Mais importante: apareceram empresas e pessoas apresentadas em fortalecer o Projeto Minha Bike.

“Quero agradecer a matéria que fez o Projeto Minha Bike. Você não tem noção de quantas pessoas passaram a ajudar. Recebo diariamente, recebo pedidos de doações de bicicletas, mas recebo também mensagens de pessoas doando e passando a fazer o bem por impulso…. Isso me deixa muito feliz, pois de certa forma a semente foi plantada. ”

 

 

Um querido, não é mesmo? Nós que agradecemos pela existência de um projeto feito com o coração, André!

Desejamos ainda mais apoiadores 

Quem quiser e ajudar o André no projeto, seja com doações de usadas, ajuda financeira ou com mão de obra, pode entrar em contato pelo número (18) 99605-0404 ou pelo @sargentoandresouza.

 
Fonte Razões para Acreditar

Créditos: Jornal de Notícias Boas - Fotos: André Souza / arquivo pessoal

Compartilhe com seus amigos!

Veja as últimas notícias abaixo

PUBLICIDADE
no2
no9