30/09/2021
Emocionante! Boto carrega filhote morto em "despedida" no mar, em Santa Catarina

Um boto foi fotografado carregando seu filhote sem vida, no mar de Laguna, em Santa Catarina, nesta quarta-feira (29). O ato, considerado raro, foi visto ao longo de mais de um dia após a morte do recém-nascido. Segundo a equipe do PMP-BS (Programa de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos), que acompanhou o novo caso, o comportamento é chamado de "epilemético".

 

A atitude da mãe é uma espécie de "despedida", em que algum membro da família carrega o corpo do ente morto por um ou mais dias. O último caso semelhante registrado na região foi em dezembro de 2018.

aparece sobreposto ao da mãe, que continua a nadar. Outra imagem parece mostrar os dois lado a lado, com a adulta "escoltando" o filhote sem vida. O primeiro registro de comportamento epilemético na região foi registrado no ano de 1994. O corpo do animal foi recolhido por equipes da Polícia Militar Ambiental e da Udesc, que comanda o PMP-BS no trecho, e levado para necropsia, que tentará identificar a causa da morte. Exames já apontaram que o boto recém-nascido era um macho e estava há pelo menos um dia em decomposição.

 

Créditos: Do UOL, em São Paulo - Imagem: Divulgação/PMP-BS

Compartilhe com seus amigos!

Veja as últimas notícias abaixo

PUBLICIDADE
no2
no9