26/04/2022
Criança de 10 anos morre com suspeita de dengue em Cascavel

Uma menina, de 10 anos, morreu em com suspeita de dengue, no dia 7 de abril em Cascavel.

A criança natural de Catanduvas foi internada no Hospital São Lucas no dia 5 de abril, ela também sofria de doença degenerativa e imunodeficiência que acabaram agravando o quadro da doença.

"O primeiro exame que foi feito da criança o NS1, deu positivo. A criança foi manejada como se tivesse dengue e esse óbito ocorreu no início do mês", ressaltou o diretor clínico do Hospital São Lucas, Luiz Carlos Toso.

O médico também enfatizou que a adolescente tinha os sintomas iniciais de dengue e devido à imunodeficiência o caso se agravou evoluiu para o óbito. 

Luiz Carlos Toso também explicou como funcionam os exames da doença:

"A gente fez o primeiro exame, porque a gente tem dois tipos de exames para a dengue. O exame da sorologia a gente faz a partir do sexto dia quando o nosso organismo cria os anticorpos e eles são identificáveis no laboratório" contou.

 

 

E também existe o exame imunocromatográfico ideal para o diagnóstico rápido e precoce da dengue, capaz de detectar o antígeno NS1 presente nos 4 sorotipos da doença.

O diretor clínico também revelou que normalmente os pacientes que vão até os hospitais são aqueles que possuem a dengue clássica, que causa dores musculares, febre, dor de cabeça, vômitos, desidratação.

"No hospital acontece o tratamento sintomático com a aplicação do soro, entretanto alguns casos evoluem para o internamento", afirmou.

Mas, de acordo com o Luiz Carlos, no Hospital São Lucas os casos de dengue têm sido agravados com maior recorrência, o que antes não era percebido pelos médicos com tanta frequência .

Essa é a segunda morte em decorrência da doença divulgada no município, porém a morte ainda deve ser divulgada pelo Lacen (Laboratório Central do Estado do Paraná) responsável pela confirmação dos casos de dengue.

Em boletim divulgado na terça-feira (19), o primeiro óbito por dengue neste ano epidemiológico foi confirmado, em Cascavel. O caso é de um idoso, de 87 anos, e a morte aconteceu na semana entre os dias 03 e 09 de abril.

Créditos: Redação Catve Foto: Reprodução internet ilustrativa

Compartilhe com seus amigos!

Veja as últimas notícias abaixo

PUBLICIDADE
no2
no9