22/11/2022
DICA DE SAÚDE: Suco de babosa, para que serve e como fazer

O suco de babosa é feito a partir das folhas da Aloe vera, que é uma planta medicinal com boas quantidades de vitamina A, vitamina C e minerais, que possuem propriedades antioxidantes, prebióticas, anti-inflamatórias e imunomoduladoras, que ajudam a hidratar o cabelo e a pele, a cicatrizar feridas e a fortalecer o sistema imunológico.

A babosa contém aloína, um composto presente no látex na casca da planta que possui efeito laxante, antioxidante e anti microbiano. No entanto, é recomendado extrair essa substância da planta antes de preparar o suco, pois ingestão acima de 10mg por dia desta substância pode ter um efeito tóxico, causando diarreia e dor abdominal.

O suco de babosa pode ser encontrado já pronto em lojas de produtos naturais ou supermercados, sendo considerado mais seguro. Outra opção é preparar o suco em casa, sendo recomendado retirar o látex das folhas antes, para eliminar o excesso de aloína.

Para que serve
O suco de babosa é rico em vitamina A, vitamina C, vitamina E, cálcio, selênio, magnésio, potássio, zinco e colina, além de antioxidantes que combatem os radicais livres, servindo para:

 

 

1. Combater a prisão de ventre
O suco de babosa contém uma pequena quantidade de aloína, a substância presente na casca da planta e que possui propriedades laxantes, que aumenta a quantidade de líquido no intestino, estimulando os movimentos intestinais e facilitando a eliminação das fezes.

Por ter ação prebiótica, estimulando o crescimento de bactérias benéficas no intestino, o  suco de babosa também equilibra a flora intestinal, ajudando a combater a prisão de ventre.

2. Manter a saúde da pele e do cabelo
A vitamina A, vitamina C, vitamina E e os minerais presentes em boas quantidades no suco de babosa, hidratam e promovem a formação de colágeno na pele, melhorando a elasticidade e brilho da pele e do cabelo.

Além disso, por ter um efeito antioxidante, o suco de babosa combate os radicais livres na pele, ajudando a combater o envelhecimento precoce.

3. Diminuir os níveis de colesterol e triglicerídeos
O suco de babosa contém ótimas quantidades de antioxidantes que evitam a oxidação das células de gordura, diminuindo, assim, os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue, e prevenindo alguns problemas de saúde, como aterosclerose, infarto ou derrame.

4. Fortalecer o sistema imunológico
O suco de babosa contém vitamina C, flavonoides e taninos, que são compostos com potente ação antioxidantes e imunomoduladora, fortalecendo as células do sistema imunológico.

5. Ajudar no tratamento de gastrite
O suco de babosa estimula a secreção de enzimas digestivas e neutraliza os ácidos do estômago, ajudando no tratamento do refluxo e da gastrite.

Além disso, por ser um potente anti inflamatório, o suco da babosa ajuda a tratar inflamações, podendo ser uma boa opção para tratar problemas no estômago.

6. Ajudar no controle da diabetes
O suco de babosa contém flavonoides, aloína e vitamina C, potentes antioxidantes que melhoram as funções do hormônio insulina, promovendo o equilíbrio dos níveis de açúcar no sangue e ajudando no controle da diabetes.

7. Auxiliar no tratamento de infecções
Por ter efeito antiviral, antibacteriano e antisséptico, o suco de babosa ajuda na cicatrização de feridas, no tratamento de queimaduras, e no tratamento de problemas como psoríase, herpes e candidíase.

Como preparar o suco de babosa
Para preparar o suco de babosa em casa, deve-se retirar as folhas da planta, lavar e secar bem, e cortar os espinhos. Em seguida, deve-se cortar a base da folha e deixar a planta repousar na posição vertical para que o látex (a parte amarela presente na folha) escorra.

Em seguida, cortar com uma faca ou tesoura as partes laterais da folha, no seu comprimento. Após, deitar a folha e levantar com cuidado a casca de um dos lados, usando um objeto arredondado para evitar contaminar o gel com o látex que ainda pode conter na planta. Para retirar o gel da planta, pode-se usar um objeto não pontiagudo ou uma colher, descartando qualquer parte verde ou amarela que estejam presentes no gel.

Depois, basta colocar o gel no liquidificador, em uma proporção de 100 g de gel para 1 litro de água. Pode ser também adicionado 1 colher de mel de abelha e uma fruta como o limão ou laranja para melhorar o sabor. Bater no liquidificador e beber.

É seguro tomar o suco preparado em casa?
Alguns estudos indicam que não é seguro ingerir o suco de babosa preparado em casa sem o devido cuidado de separar a casca e a parte amarela que contém o látex, porque esta substância pode estar relacionada com o surgimento de câncer de cólon. Porém, os estudos atuais não são conclusivos, sendo necessárias mais pesquisas que comprovem estes riscos.

Efeitos colaterais e contraindicações
O consumo do suco de babosa em excesso pode causar alguns problemas gastrointestinais, como dor abdominal, náuseas, vômitos e diarreia. O consumo prolongado do suco de babosa pode causar prisão de ventre, porque o intestino pode ficar dependente da ação laxante do suco.

Este suco não é recomendado para idosos e mulheres grávidas ou que estejam amamentando.

Além disso, o suco de babosa pode interagir com alguns medicamentos usados para tratar pressão alta, diabetes e problemas de coração, e anticoagulantes e, por isso, só deve ser consumido sob orientação de um médico.

Créditos: Tua Saúde - Tatiana Zanin-Nutricionista Foto: Reprodução

Compartilhe com seus amigos!

Veja as últimas notícias abaixo

PUBLICIDADE
no2
no9