Buscando valorizar a produção local e fortalecer o setor lácteo, um comitê de entidades e órgãos públicos paranaenses promoveu o primeiro concurso para reconhecer os melhores queijos do Estado. Os premiados foram reconhecidos na semana passada, em Curitiba, e entre os 98 produtos eleitos nove são da região Sudoeste.
Queijarias de pequeno porte e grandes laticínios figuram entre os melhores produtores da região. A lista tem desde indústrias maiores, como Latco e Alto Alegre, como produtores artesanais de diferentes municípios. “O objetivo deste prêmio é reconhecer os produtores rurais, que fazem um trabalho de excelência. Os queijos produzidos no Paraná têm padrão internacional. Estamos entre os melhores produtores do País. Precisávamos dar visibilidade a essa excelência. Foi isso que fizemos com esse prêmio”, definiu o presidente do Sistema Faep/Senar-PR, Ágide Meneguette, durante a cerimônia de premiação.
Foram 297 queijos inscritos no concurso, divididos em categorias quanto à temperatura de produção da massa, tipo do queijo e origem do leite (vaca, cabra e búfala). Os jurados analisaram critérios como a firmeza, intensidade do sabor, foundante, sabores dominantes, tempo de sensação na boca, originalidade e outros aspectos. Conforme a pontuação, os queijos eram enquadrados como Bronze, Prata ou Ouro.
QUEIJOS DA REGIÃO PREMIADOS
Nome do queijo Produtor Município
Queijo Colonial São Bento Queijaria São Bento Chopinzinho
Queijo Minas Frescal Laticínios Latco Realeza
Ricota Prensada Frescal Queijaria Santo Antonio Santo Antônio do Sudoeste
Nome do queijo Produtor Município
Queijo Colonial Temperado ao Vinho Vidalat Francisco Beltrão
Queijo Provolone Fresco Defumado Laticínios Latco Realeza
Queijo Tipo Frescal Queijaria São Bento Pinhal de São Bento
Queijo Trufado Produtos Eliane Dois Vizinhos
Queijo Trufado Três Amores São Jorge D’Oeste
Queijo Provolone
Due Sorelle Santo Antônio do Sudoeste
Nome do queijo Produtor Município
Queijo Provolone Fresco Defumado Laticínio Alto Alegre Verê
O concurso mostrou a força das pequenas queijarias: na região, sete das nove empresas premiadas são filiadas à Aprosud (Associação dos Produtores de Queijo Artesanal do Sudoeste do Paraná).