22/06/2023
Leão Francisco é o novo morador do Zoo de Cascavel

O Zoológico de Cascavel tem uma história de amor aos grandes felinos. Em 2021, o Zoo sofreu com a morte de um grande personagem do parque: o leão gaúcho, que morreu aos 26 anos. O chamado rei da selva deixou boas lembranças e agora um novo morador no Zoo de Cascavel manterá vivo o legado do famoso Gaúcho.

O hóspede recém-chegado é imponente. Ele ruge alto e desfila toda sua envergadura de 250 quilos e uma juba exuberante no alto de seus 10 anos de idade. O novo morador do Zoológico é o leão Francisco, que já está sendo chamado carinhosamente de Chico pela equipe do Zoo.

O animal chegou ao parque recentemente. Ele veio do Zoo de Dois Vizinhos, que encerrou suas atividades. O felino foi enviado pelo Ibama, o que valida a qualidade dos atendimentos que os animais do Zoo recebem em Cascavel, a estrutura de excelência e o corpo técnico capacitado do parque.

 

 

Para se adaptar à nova moradia, o leão passará por uma quarentena de 30 dias. E não é toa, tem uma "fome de leão", uma vez que consome até 15 quilos de carne por dia. Além da adaptação da dieta, o felino também passará por uma bateria de exames. A expectativa é que até agosto, o animal passe a para o recinto principal.

O gerente de bem-estar animal e vida silvestre do Zoo, Rodrigo Neca Ribeiro, destaca que Francisco é um animal nascido em cativeiro, o que impossibilitaria sua vida em habitat natural. "É um animal que precisou de um cuidado humano muito grande, desde seu nascimento. Ainda pequeno, precisou passar por um procedimento cirúrgico devido a uma uma fratura no rabo, então ele precisou de vários cuidados desde filhote. Além disso, é um animal que não pertence a nossa fauna, é exótico, o que também inviabilizaria a reintrodução em vida livre. Pela idade, se a gente fosse avaliar em vida livre, já seria um animal idoso, que já perde habilidades de caça, de defender seu território, mas com o cuidado que ele receberá no Zoo, com os check ups periódicos e dieta balanceada, a expectativa de vida será dobrada", detalha Rodrigo.

E a agenda do Francisco está bem lotada. O felino tem uma bateria de exames previstos, além de atendimentos de cardiologia, odontologia, oftalmologia e outros. "Tudo para gente avaliar seu estado de saúde.

Caso tiver qualquer pequena alteração, já conseguimos minimizar e proporcionar uma qualidade de vida para ele", frisa.

RECINTO DOS FELINOS

E Francisco já chega com notícia boa. O IPC (Instituto de Planejamento de Cascavel) já está com projeto de um novo Recinto dos Felinos, dentro do Zoo. A previsão é que até o fim do ano seja feita a licitação para que no próximo ano já comece a construção.

Hoje, o Zoo conta com nove felinos: um casal de onça pintada, cinco onças pardas, um tigre e agora um leão.

ZOO

O Zoológico de Cascavel é majestoso por natureza, uma vez que está no complexo da maior reserva ecológica do Sul do Brasil, em uma área de cerca de 20 hectares de mata. É a combinação perfeita entre flora e fauna, um refúgio para os cascavelenses. O Zoológico conta mais de 400 animais de 72 espécies.

O Zoo tem funcionado somente aos fins de semana, sempre das 10h às 17h. Para entrar no parque, precisa ter um ingresso online, que é gratuito. Para acessar e fazer o cadastro, este é o link: https://doity.com.br/zoocascavel

O gerente de bem-estar animal e vida silvestre, Rodrigo Neca, destaca a missão do Zoo. "Tem um papel muito importante em manter essas espécies, trabalhando com pesquisa, com educação ambiental. O trabalho do Zoológico é essencial para manutenção da vida de várias espécies. A gente não pode ter aquele olhar de de pena e sim entender que sem esse trabalho, vários desses animais já poderiam ter sido até extintos", observa.

Créditos: Catve Foto : Reprodução Catve

Compartilhe com seus amigos!

Veja as últimas notícias abaixo

PUBLICIDADE
no2
no9