17/07/2023
Idoso improvisa mesa em árvore e há 15 anos deixa café no quintal para coletores de lixo: 'Eu sei que é sofrido'

Uma garrafa de café sobre uma tábua de madeira presa a uma árvore. A "engenhoca" do aposentado Antonio Laureano, de 72 anos, por mais simples que seja, faz a diferença no dia a dia dos coletores de lixo na zona rural de Nova Tebas, localizada na região central do Paraná.

 

 

 

Conhecido como seu Lira, o aposentado, pai de quatro filhos, tem servido de inspiração para a vizinhança por deixar café quente para os trabalhadores. Uma ação simples e carinhosa que se perpetua há 15 anos.

"Eu sei que é sofrido. Quando a gente trabalhava, chegar e ter café era tão bom. Isso fica na mente da gente e cinco minutos que eles pararem não muda nada no dia a dia deles, né?".

 

 

Seu Lira é natural de Vera Cruz, São Paulo, e trabalhou desde os 13 anos como operador de máquina.

Ao longo da vida, morou na capital paulista, no Mato Grosso, até que, em 1° de agosto de 1973, mudou-se com a esposa para Nova Tebas, na Vila Rural Esperança. Lá trabalhou como funcionário da prefeitura até se aposentar em 2018, aos 67 anos.

Durante a carreira, atuou um ano como coletor de lixo. Apesar do pouco tempo, a experiência que teve com a profissão marcou o para sempre.

Lira conta que a vivência fez com que ele tivesse um olhar mais atencioso para os atuais coletores da cidade.


E assim acontece há mais de uma década: toda quarta-feira, dia de coleta na cidade, seu Lira prepara o cafézinho após o almoço.

Ele conta que os coletores passam pela residência por volta de 12h, para, em seguida, descarregarem o caminhão e almoçarem.

Ao longo dos anos, o café se tornou cada vez mais requisitado. De acordo com seu Lira, tem dias que os profissionais fazem uma parada até "debaixo de chuva" para garantir uma xícara e continuar o trabalho.

"Um café não pesa nada para ninguém'", brinca o aposentado.

Café com sabor de empatia

Cristiano Kulicz, de 31 anos, é um dos coletores da cidade que não passa pela casa de seu Lira sem tomar uma xícara de café.

 

 

De Nova Tebas, Cristiano está na profissão há cerca de um ano e meio.

Ele conta que trabalhou em diferentes áreas, como metalúrgico e instrutor da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). Porém, segundo Cristiano, por se tratar de um município pequeno, são poucas as oportunidades de emprego.

Ele ressalta que a profissão do coletor é difícil, pois apesar de ser um serviço que "ninguém quer", faz toda a diferença na vida das pessoas.

 

 

"Se não for nós, garis, que bate de frente dia a dia, tomando chuva, enfrentando sol, o que será do lixo da população?", questiona Cristiano.

Ele explica que sua rotina é corrida e começa cedo: às 5h. Durante o dia, a força física é o que conta mais.

Créditos: G1 Paraná

Compartilhe com seus amigos!

Veja as últimas notícias abaixo

PUBLICIDADE
no2
no9