24/07/2023
Estátua gigante de Buda em Taiwan tem suástica nazista gravada no peito

O Globo Repórter desta sexta-feira (21) fez uma viagem a Taiwan e uma das paradas foi a Montanha de Luz do Buda. O local, que fica no alto de uma montanha no sul de Taiwan, ocupa uma área equivalente a 100 campos de futebol. E hoje é um dos lugares do mundo mais sagrados para os budistas.

Lá está a maior estátua de um Buda sentado do mundo. O monumento tem 108 metros de altura, o equivalente a um prédio de 32 andares. No peito do Buda gigante está uma suástica, um símbolo usado há milênios para representar a paz - muito antes de ter sido sequestrado pelo horror da propaganda nazista.

A estátua gigante foi construída para abrigar uma relíquia: um dos objetos mais valiosos para a tradição budista (saiba mais abaixo).

 

 

Entre a série de posições que um buda pode ser representado, a estátua gigante tem a mão direita na altura do ombro, o polegar e o dedo médio formam um círculo. A palma da mão direita está apontada para cima. Essa é a posição em que o buda ensina o poder da meditação.
Museu guarda uma relíquia
A base onde está o Buda é um grande templo e museu. O local tem uma coleção de obras de arte budista, como uma raiz talhada com milhares de budas.

Exatamente embaixo da grande estatua está a sala mais especial do templo. A ala guarda a grande relíquia, emoldurada pela cena mais bonita de todo o budismo: o momento da morte do Buda.

Conforme a tradição budista, quando Buda morreu e foi cremado, há mais de 2,6 mil anos, três dentes foram recuperados e dentro da redoma está um deles.

Créditos: G1 - Globo Repórter Imagem: Reprodução

Compartilhe com seus amigos!

Veja as últimas notícias abaixo

PUBLICIDADE
no2
no9