25/07/2023
Em caso raro, vaca dá à luz quatro bezerros do mesmo sexo

Em um caso raro, uma vaca deu à luz quatro bezerros machos de uma só vez no interior de São Valentim, no Norte do Rio Grande do Sul. De acordo com o veterinário Leandro Natan Richwicki, há apenas dois episódios semelhantes registrados em todo o mundo. O caso foi registrado no dia 16 de julho.

"Partos gemelares são mais raros de acontecer, mas, quando acontecem, nascem, geralmente, dois terneiros. Provavelmente, neste caso seja um fator genético e hormonal da vaca, sendo que ela já tem um histórico de em uma lactação anterior ter um parto gemelar. Isso torna o caso ainda mais raro. Existem somente dois casos iguais a esse registrados no mundo", afirma o veterinário.

 

 

 

Os bezerros se chamam "Pretinho", "Cristaldo", "Colorado" e "Marcelo". O produtor rural Jacob Kurcrevski foi quem realizou o parto.

 

 

"Era de manhãzinha e ela saiu do rebanho. Como a gente tem um pouco de prática, viu que ela ia dar cria. Nasceu o primeiro terneiro, aí eu fui ver, porque achei que ela tinha mais, porque o primeiro era pequeno. Aí eu fui examinar, e ela tinha mais um. Aí eu tirei, mas ainda achei que ela estava grossa demais e podia ter mais. E para minha surpresa tinha mais dois ainda", conta o produtor rural.

Os veterinários acreditam que uma superovulação pode ser a explicação do caso. A vaca "Pintada", mãe dos bezerros, passou por uma inseminação artificial, mas o método não tem qualquer relação com a quantidade de filhotes, de acordo com especialistas.

"A técnica de inseminação artificial não tem relação com o nascimento dos quadrigêmeos, pois em uma monta natural o volume de sêmen é muito maior comparado à técnica de inseminação artificial", explica Richwicki.

Como nasceram um pouco mais magros do que deveriam, os bezerros estão se alimentando apenas de leite. A ração deverá ser liberada nos próximos dias.

Créditos: Com informações do g1

Compartilhe com seus amigos!

Veja as últimas notícias abaixo

PUBLICIDADE
no2
no9