O novo membro da equipe médica do Hospital São Lucas começou a trabalhar para valer nesta quinta-feira (31). Ele tem quatro braços, uma câmera de alta definição que registra imagens em 3D e uma especialização que vai desde cirurgia geral até procedimentos mais específicos. O robô Da Vinci X deu start a uma nova era da medicina do Oeste do Paraná.
O equipamento robótico completo, de última geração, tem tecnologia de ponta e é um grande reforço das equipes médicas para cirurgias de alta precisão. O robô tem diversas características operatórias e traz mais segurança ao paciente.
Os médicos podem realizar cirurgias complexas com as mesmas características de uma operação normal, porém de forma menos invasiva. O robô pode ser utilizado principalmente em cirurgia geral e em especialidades como ginecologia, urologia e cardiologia, entre outras.
O sistema é controlado pelo médico, por um console que comanda os braços do Da Vinci. O robô é capaz de alcançar com mais facilidade pontos onde as mãos do cirurgião têm dificuldades para chegar.
Tudo isso utilizando uma câmera tridimensional de altíssima resolução, que exibem em tempo real imagens com ampliação de até dez vezes, sem perder a qualidade. A primeira cirurgia realizada pelo robô foi de Hérnia Diafragmática, uma doença que causa uma pressão no diafragma e provoca dores abdominais no paciente.
O robô não diminui o tempo de uma cirurgia, esse nem é o objetivo principal, e sim dar ainda mais qualidade ao procedimento, trazendo maior conforto ao paciente principalmente na fase pós-operatória, reduzindo nesse caso o tempo de recuperação. A esposa do primeiro paciente a passar pela cirurgia utilizando o Da Vinci X, pôde acompanhar todo o processo transmitido em um telão.
A cirurgia de hérnia diafragmática durou cerca de duas horas e meia e foi um sucesso. Celebrada pela equipe médica com uma foto oficial dentro do centro cirúrgico. Também já foi feita uma segunda cirurgia, de Prostatectómica, Cirurgia de próstata. Os procedimentos foram acompanhados pelo Doutor Carlos Domene, médico com referências internacionais neste tipo de cirurgia utilizando robô.
O equipamento ainda vai proporcionar, a curto prazo, uma formação de excelência de profissionais que querem atuar nessa área.
Créditos: Fonte: Catve