06/09/2023
Foi um tornado ou não? Veja o que afirmou a defesa civil sobre o ocorrido em SC

A Defesa Civil de Santa Catarina confirmou na tarde desta terça-feira (5), a passagem de um tornado na comunidade de Anta Morta, no interior de Santa Cecília, no Meio-Oeste de Santa Catarina. O fenômeno climático atingiu a região por volta das 23h do último domingo (3).

Na segunda-feira (4) a passagem do tornado já havia sido confirmada ao Portal ND Mais, pelo meteorologista Piter Scheuer. Conforme nota meteorológica da Defesa Civil estadual, a formação de uma frente fria associada ao aprofundamento de um sistema de baixa pressão sobre o Rio Grande do Sul, combinados ao intenso fluxo de calor e umidade vindos do norte do país, favoreceram o desenvolvimento de intensas tempestades sobre Santa Catarina.

 

 

 

Conforme oórgão “Na noite do domingo uma tempestade ganhou intensidade e adquiriu características supercelulares, que foram identificadas por imagens do radar meteorológico de Lontras. Através da análise combinada das imagens de radar e de fotos e vídeos do local atingido pela supercélula, a Defesa Civil de Santa Catarina confirmou a ocorrência de um tornado na localidade”.

 

 

A velocidade dos ventos estimada pelo radar na região superou a escala de 30 m/s, ou seja, ficaram acima dos 100 km/h. Também foi possível ver a presença de materiais não-hidrometeorológicos suspensos na atmosfera (como galhos, telhas, etc).

Créditos: NDMais com informações da Defesa Civil

Compartilhe com seus amigos!

Veja as últimas notícias abaixo

PUBLICIDADE
no2
no9