O 3º Batalhão de Polícia Militar presta atendimento à população pela Central de Operações – COPOM, que possui sua sede localizada em Curitiba-PR e pode ser acionado ligando para o tridígito 190. Cabe ressaltar que também são prestados atendimentos via Aplicativo 190-Emergência Paraná.
O sistema está em uso desde o mês de novembro de 2019, consistindo em uma ferramenta tecnológica que busca agilizar o atendimento prestado à população, passando a atender os municípios pertencentes à área do 3º Batalhão.
O aplicativo 190 PR, é uma plataforma da Polícia Militar pioneira no Brasil que possibilita o acionamento de emergência sem ligação telefônica, possibilitando registrar fatos como: acidente de trânsito, perturbação de sossego, violência doméstica, entre outras ocorrências. O aplicativo também é projetado para atender pessoas com deficiência auditiva, sendo possível ativar auxílio por libras, bem como o atendimento às mulheres com medida protetiva com o “Botão do Pânico”, identificando seus dados cadastrados anteriormente e sua geolocalização Após baixar o aplicativo de forma gratuita, o usuário fará um cadastro rápido no portal Governo Digital, com informações pessoais e a partir daí será criado um perfil que armazenará todo o histórico de solicitações e atividades.
Créditos: PP News