01/11/2023
SUDOESTE: Com EL NIÑO perto do pico, mês de novembro será de muita chuva e instabilidade

O mês de novembro de 2023, será mais um mês sob influência do fenômeno El Niño no Oceano Pacífico, o que vai impactar a chuva e a temperatura mais uma vez no território brasileiro. O mês é o último da primavera meteorológica, o trimestre setembro a novembro, assim já estão presentes alguma características de verão.
Notadamente, há aumento da chuva no Brasil Central e uma elevação da temperatura no Sul do país à medida que se aproxima a estação quente do ano. No Oeste e no Sudoeste do Paraná, com o fim da temporada seca, ar tropical quente e úmido faz com que as pancadas de chuva e os temporais isolados se tornem mais frequentes.

CONDIÇÕES DO PACÍFICO

 


O fenômeno El Niño segue se fortalecendo no Pacífico e está no limite de moderada a forte intensidade. O último boletim semanal da Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera (NOAA), dos Estados Unidos, indicou que a anomalia de temperatura da superfície do mar era de 1,6ºC na denominada região Niño 3.4, no Pacífico Equatorial Central. O valor está na faixa de El Niño forte (+1,5ºC a +1,9ºC).


CHUVA EM NOVEMBRO
O El Niño trará outro mês de chuva excessiva em muitas áreas do Sul do Brasil e, mais uma vez, com cheias de diferentes rios e enchentes. A previsão da MetSul Meteorologia indica chuva acima a muito acima da média em grande parte da Região Sul, dando prosseguimento ao padrão que se observa desde o inverno com a instalação do El Niño.
Os maiores acumulados de chuva vão se dar na Metade Norte gaúcha, Santa Catarina e o Paraná, com marcas de 300 mm a 500 mm em diversas localidades, isoladamente até superiores, assim favorecendo cheias de rios e novas enchentes. Já o Sul gaúcho vai observar um aumento da precipitação em relação ao mês de outubro, porém sem os extremos observados em setembro.


TEMPERATURA EM NOVEMBRO
Novembro será outro mês de temperatura acima a muito acima da média na maior parte do território brasileiro com marcas muito altas e alguns dias de calor excessivo mais ao Centro do país. Há, contudo, uma tendência de repetição do padrão de temperatura observado em outubro.
Isso significa que novembro tende a ter menos dias de calor que o habitual e mais dias agradáveis que o normalmente observado no estado gaúcho, em particular em cidades do Sul e do Leste do estado. Haverá algumas poucas noites frias para esta época do ano. Embora este cenário, podem ocorrer alguns dias de forte a intenso calor no Sul do Brasil.

Créditos: DDP NEWS

Compartilhe com seus amigos!

Veja as últimas notícias abaixo

PUBLICIDADE
no2
no9